José Augusto Milhais, o “Soldado Milhões”

Aníbal Augusto Milhais foi soldado do Corpo Expedicionário Português e, na sequência dos seus feitos durante a Batalha de La Lys, recebeu a mais alta condecoração militar portuguesa: a Ordem Militar de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Ficaria conhecido como o “Soldado Milhões”.

Foi na sequência das suas ações, nos dias que se seguiram a 9 de abril de 1918, que ficaria conhecido por Milhões, quando um dos seus comandantes fez um trocadilho com o seu nome: “Chamas-te Milhais, mas vales Milhões”.

Leonida Milhões, filha de Aníbal Augusto Milhais preservou durante décadas uma bobina com uma gravação em que o pai conta de forma detalhada o que lhe aconteceu durante e após a Batalha da La Lys. São cerca de 30 minutos onde o soldado de Murça conta a sua versão dos acontecimentos.

Ficam algumas passagens da gravação onde se resume o essencial da história.

Na madrugada de 9 de abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector português da frente, defendida pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP).

Em poucas horas, os portugueses perderam 7500 homens entre desaparecidos, mortos, feridos e prisioneiros, naquela que ficaria conhecida pela Batalha de La Lys.

Augusto Milhais pertencia a uma secção de metralhadoras do Batalhão de Infantaria 15 (BI15), que no dia antes da batalha tinha saído da linha da frente, pernoitando em Croix Marmouse.

É aqui que começa a história contada pelo próprio, gravada em 1967, e preservada pela família.



Os primeiros combates do BI 15, terão acontecido na zona de Haute Maison e, quando esta força recua para outras posições, Augusto Milhais e o soldado “Malha Vacas”, ficaram para trás com o objetivo de dar apoio à retirada. Após a morte do camarada que desapareceu durante um bombardeamento, Milhais terá ocupado posições na zona de Lacouture.



Perdido do seu batalhão, e após Lacouture, Augusto Milhais continuou a retirar em direção a Saint Venant. Pelo caminho foi encontrando bolsas de soldados portugueses e escoceses, que tentavam escapar ao cerco alemão.

Junto a um canal, tem um encontro com um oficial escocês, que se mostra surpreendido pelo facto de apenas um homem estar a fazer há tantos dias fogo contra os alemães.



Após deixar o oficial escocês com tropas da sua nacionalidade, faz-se a caminho para procurar os camaradas do CEP. Ao passar por um aldeia destruída salva uma criança que se encontrava entre as ruínas.



De regresso às suas linhas fica a saber que existe um relatório pormenorizado sobre as suas ações na batalha de La Lys.
O oficial escocês, por exemplo, escreveu uma longa carta elogiando as ações do soldado Milhais. Pelos seus atos receberá a Ordem Militar de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. É depois de receber a condecoração, que o seu nome se transforma de Milhais em Milhões.