Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

| Portugal na I Grande Guerra
Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

A ver: Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

O tenente Simões, que fazia parte da tripulação do "Augusto Castilho", relata em entrevista de 1958 que o navio saiu em 14 de Outubro de 1918 a comboiar o navio mercante "S. Miguel" em direcção a Ponta Delgada. Recorda que o primeiro tiro ouvido na madrugada do dia seguinte não permitiu localizar a sua origem. Só num segundo tiro se conseguiu divisar o submarino. Mas a pobre artilharia do "Augusto Castilho" não tinha alcance para enfrentar o submarino. E, como as granadas caíam muito próximo do "S. Miguel", o comandante Carvalho Araújo decidiu interpor o "Augusto Castilho" entre o navio escoltado e o submarino alemão atacante.

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.