Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

| Portugal na I Grande Guerra
Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

A ver: Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

O tenente Simões, que fazia parte da tripulação do "Augusto Castilho", relata em entrevista de 1958 que o navio saiu em 14 de Outubro de 1918 a comboiar o navio mercante "S. Miguel" em direcção a Ponta Delgada. Recorda que o primeiro tiro ouvido na madrugada do dia seguinte não permitiu localizar a sua origem. Só num segundo tiro se conseguiu divisar o submarino. Mas a pobre artilharia do "Augusto Castilho" não tinha alcance para enfrentar o submarino. E, como as granadas caíam muito próximo do "S. Miguel", o comandante Carvalho Araújo decidiu interpor o "Augusto Castilho" entre o navio escoltado e o submarino alemão atacante.

A informação mais vista

+ Em Foco

"Governar Portugal", sustentou o novo líder social-democrata no discurso de encerramento do 37.º Congresso do PSD, passa por "ter as pessoas como centro e razão da ação".

Abrir uma torneira e vê-la jorrar água. É um ato tão comum que nunca imaginamos um dia em que tal quadro possa desaparecer. Algo que está prestes a tornar-se realidade na África do Sul.

    Foram sinalizados casos de mutilação genital numa escola da Baixa da Banheira. Uma associação trabalha com turmas. Ainda há rapazes que defendem a "submissão" como "saudável".

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.