Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

| Portugal na I Grande Guerra
Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

A ver: Tripulante de navio português sobre o combate de 1918 contra submarino alemão

O tenente Simões, que fazia parte da tripulação do "Augusto Castilho", relata em entrevista de 1958 que o navio saiu em 14 de Outubro de 1918 a comboiar o navio mercante "S. Miguel" em direcção a Ponta Delgada. Recorda que o primeiro tiro ouvido na madrugada do dia seguinte não permitiu localizar a sua origem. Só num segundo tiro se conseguiu divisar o submarino. Mas a pobre artilharia do "Augusto Castilho" não tinha alcance para enfrentar o submarino. E, como as granadas caíam muito próximo do "S. Miguel", o comandante Carvalho Araújo decidiu interpor o "Augusto Castilho" entre o navio escoltado e o submarino alemão atacante.

A informação mais vista

+ Em Foco

Os dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) indicam que só entre os dias 14 e 15 de outubro arderam cerca de 200 mil hectares.

    Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

      Mário Centeno também deixou no ar a ideia de que, na discussão da especialidade do OE2018, seja posto um ponto final nos cortes do subsídio de desemprego.

      Os governos espanhol e catalão além de estarem de costas voltadas entrincheiraram-se em narrativas de auto-justificação absolutamente incompatíveis entre si.