Uma guerra, muitas músicas

A guerra nas trincheiras marcou profundamente a sociedade portuguesa e o seu impacto, tanto durante a guerra como em período posterior, foi significativo tal como provam vários temas musicais na época.

A vida e a morte dos soldados ou as preocupações das famílias que ficaram em Portugal são os temas centrais de várias composições musicais que, durante a guerra ou nos anos seguintes, foram cantados por diversas estrelas da música portuguesa.

Ercília Costa ou António Menano, por exemplo, eram dois compositores e fadistas bastante reconhecidos naquele período, tendo dado voz a diversos temas sobre a temática da guerra. Algumas canções tiveram mais que uma vida, tal como aconteceu com o "Fado das Trincheiras", composto em 1940 para o filme "João Ratão", que após a deflagração do conflito em Angola, em 1961, voltou à ribalta na voz de Fernando Farinha, como um dos hinos da guerra do ultramar.

Recordamos alguns dos temas relacionados diretamente com o conflito que foram compostos entre as décadas de 10 e de cinquenta do século passado. Em alguns casos a gravação foi feita diretamente dos discos de 78 rotações, razão porque  a qualidade pode não pode ser a melhor.

Soldado Desconhecido  Ercília Costa & Armandinho (1930)

 Fado que exalta de o heroísmo de um soldado português que em França salvou uma jovem. Apesar do ato o seu nome não ficou registado.


Carta de nove de AbrilAntónio Menano, Música de Afonso Correia Leite (1928)

Carta de soldado à mulher em Portugal. Conta que ficou mutilado durante a batalha de La Lys. Lamenta-se da sua sorte e pede à mulher que nada diga aos pais.
Resposta à carta de nove de AbrilAntónio Menano, Música de Afonso Correia Leite (1930)

A mulher em Portugal responde à carta do marido mutilado durante a batalha de Lys. Conforta o soldado ferido mostrando-se feliz por ele ter sobrevivido, mostrando-se ansiosa pelo seu regresso.
A despedida do SoldadoCarlos Machado, Beatriz Pereira (1923)

A canção retrata o momento em que um casal se despede porque o marido, um soldado, vai partir para guerra.

 
General BumDuarte Silva (1919)

Sátira aos oficiais superiores que no final da Guerra, face ao elevado número de baixas, eram muitas vezes apontados como carniceiros sem visão estratégica ou coração.

Fado da TrincheiraFernando Farinha (1940)

A versão original foi escrita para o filme João Ratão, de 1940, que retrata o regresso de um soldado português a casa após ter participado na I Guerra Mundial. O tema renasceu nos anos sessenta, na voz de Fernando Farinha, após o início da guerra colonial em Angola.

Carta para Maria Carlos Lourenço (1937)

O título completo é "Manel, carta para Maria de expedicionário português na I Guerra Mundial". Está escrita como se de um tango se tratasse e pretende reproduzir as passagens de uma carta escrita pelo soldado "Manel" à sua esposa Maria.
 
Cruz de MadeiraAlcídia Rodrigues (1937)

No final da guerra ficou célebre a imagem de uma cruz de madeira colocada pelos alemães sobre a campa de um soldado português onde se podia ler em alemão: "Aqui jaz um corajoso soldado português". Esta imagem está na origem deste fado de Alcídia Rodrigues. A cruz encontra-se no Museu Militar de Lisboa.