Dan Carter diz que está em paz

por LUSA
Legenda da Imagem REUTERS

O jogador de râguebi neozelandês Dan Carter declarou esta sexta-feira sentir-se em paz por abandonar a seleção nacional dos 'All Blacks', durante a sua apresentação no seu novo clube, o Racing Métro.

Apesar de ter assinado um contrato de três anos, no qual está previsto receber cerca de um milhão de euros por temporada em Paris, o jogador de 33 anos revelou que a sua decisão não foi tomada apenas devido ao encaixe financeiro.

“Pode-se fazer bom dinheiro ao jogar na Nova Zelândia, não é assim tão mau. Depende do estágio em que se encontra a tua carreira. Mas por causa disso [salários altos] é ligeiramente mais atrativo jogar em França, mas... o problema é que não se pode jogar mais pelos 'All Blacks', e por isso é que fiquei na Nova Zelândia por 13 anos”, disse o neozelandês na conferência de imprensa.

Carter admite que ainda que este é o “momento certo para tentar um novo desafio”, e que aceitou o facto de não poder jogar mais pela sua seleção, estando “feliz” por se retirar do râguebi internacional.

“Esse debate [de não ser elegível para a Nova Zelândia se jogar no estrageiro] vai estar sempre presente. A Austrália abriu portas para os jogadores voltarem, o mesmo aconteceu com a África do Sul [onde os jogadores que estão no estrangeiro podem jogar pelos ‘Springboks’] mas há tanta profundidade no râguebi da Nova Zelândia que não precisam que jogadores como eu voltem”, acrescentou.

Carter já venceu quase tudo na sua carreira, conquistando dois Campeonatos Mundiais, quatro títulos do Super Rugby e nove vitórias no torneio das Três Nações, e arrecadou por três vezes o prémio de melhor jogador do mundo.
pub