Nova Zelândia é primeira no grupo C do Mundial de râguebi

por Carlos J Barros - RTP
All Blaks, festejam vitória wcr

A Nova Zelândia, campeã em título, assegurou esta sexta-feira o primeiro lugar do grupo C do Campeonato do Mundo de râguebi, com uma vitória sobre Tonga, em jogo disputado em Newcastle.

Ao intervalo, os neozelandeses dominavam por uma diferença 'curta', por 14-3, mas, na segunda parte, embalaram e aos dois ensaios já contabilizados somaram mais cinco, assegurando o ponto de bónus sem dificuldade.

A vitória no grupo C vai assim para a Nova Zelândia, com 19 pontos, e os 'all blacks' voltam a competir já nos quartos de final, a 17 de outubro no estádio Millenium (Gales), contra França ou Irlanda, seleções que se defrontam no domingo pelos dois primeiros lugares do grupo D.

Atrás da Nova Zelândia no grupo fica a Argentina, que tem 10 pontos e já sabe que será segunda, mesmo que perca o jogo final contra a Namíbia. Nos quartos de final, jogará contra o vencedor do grupo D.

Em terceiro, a Geórgia fecha com oito pontos e fica com a garantia de competir no Mundial de 2019 sem ter de passar pela difícil qualificação europeia.

Tonga, grande desilusão da prova, encerra com seis pontos, superando somente a Namíbia, que em três jogos disputados ainda só conseguiu um ponto.

Nehe Milner-Skudder, autor de dois ensaios, foi eleito o melhor jogador em campo e continua na luta pelo título de jogador com mais ensaios no torneio - tem quatro, menos um do que o seu companheiro de equipa Julian Savea (que hoje não jogou) e o sul-africano Bryan Habana.
pub