Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ogier despistou-se na quinta especial

por Lusa
Legenda da Imagem Lusa

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), pentacampeão do mundo e líder do Mundial, despistou-se hoje na quinta especial da 52.ª edição do Rali de Portugal, após 17 dos 26,73 quilómetros do troço cronometrado de Viana do Castelo.

O vencedor da prova portuguesa em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017 teve uma saída de estrada e embateu nos eucaliptos, ficando imobilizado, numa altura em que seguia na quarta posição do rali, a 7,3 segundos do espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

Apesar do despiste, o piloto e o copiloto Julien Ingrassia saíram aparentemente ilesos do Ford Fiesta.

Ogier lidera o campeonato do mundo com 100 pontos, mais 10 do que o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que iniciou a secção da tarde no quinto posto, a 2,1 segundos do francês, e mais 28 do que o estónio Ott Tänak (Toyota Yaris), que se tornou no primeiro dos pilotos do WRC a desistir, na sequência dos danos no seu Toyota Yaris, na segunda prova especial de classificação, em Viana do Castelo.

O recente vencedor do Rali da Argentina e terceiro no Mundial liderava a prova portuguesa, mas uma pedra no primeiro troço do dia danificou o radiador do Yaris, obrigando-o a parar na classificativa devido ao aquecimento do óleo do motor.

"Infelizmente, o carro do Ott Tänak tem de ser retirado do rali e não vai alinhar em mais nenhuma parte da competição", informou hoje a Toyota, depois de ter admitido que o estónio retomasse a prova em Rali 2, no sábado.

Também da marca nipónica, o finlandês Jari-Mati Latvala foi forçado a retirar-se, depois de ter partido a suspensão dianteira do seu Toyota, no segundo troço do dia, em Caminha.

Após quatro troços de classificação, na secção da tarde, os pilotos vão voltar a percorrer as especiais de Viana do Castelo (26,73 km), Caminha (18,11 km), Ponte de Lima (27,54 km) e a `Porto Street Stage` (1,95 km).

 

Tópicos
pub