Inspecções duvidosas de veículos preocupam associação profissional do ramo.

por RTP Multimédia
Inspecções nem sempre garantem a segurança das viaturas

A falta de rigor nas inspecções periódicas obrigatórias aos veículos pode estar na origem de muitos acidentes nas estradas portuguesas. É a própria Associação Nacional de Inspectores de Veículos (Atipov) que o reconhece.

A associação preparou um documento, que reúne toda a legislação, portarias e decretos-lei que regulam a actividade e também despachos da Direcção Geral de Viação. No “Manual dos Inspectores de Veículos”, que engloba um código deontológico da actividade, a Atipov pretende garantir a independência técnica dos profissionais da área.

De acordo com o presidente da associação, João Gomes, esta actividade “altamente lucrativa” denota uma barreira ténue entre os “lobbies instalados” e o cumprimento dos tramites legais.

João Gomes considera que “existem situações de promiscuidade entre os próprios centros de inspecção, que muitas vezes são dirigidos por proprietários de escolas de condução”.

Na ausência de uma política concreta e definitiva para garantir o bom estado de conservação e funcionamento dos veículos, João Gomes entregou um projecto legislativo ao actual secretário de Estado da Administração Interna, Nuno Magalhães, que está agora a analisar o documento.

"Muitas vezes o estado do veículo não corresponde de maneira nenhuma ao veredicto final", afirma o presidente da Atipov.

Os autores do manual, João Gomes e Victor Mendes, advogado e assessor jurídico da associação, pretendem “tornar transparente o sector que, de modo nenhum, corresponde aos pressupostos para que foi criado”.







pub