Ataque do Irão. Borrell convoca reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros

por Andrea Neves - correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Foto: Sathiri Kelpa - Anadolu via AFP

A crise bélica entre o Irão e Israel está a desencadear uma série de reações e movimentações políticas. Depois de Joe Biden ter pedido mais diálogo e afirmado que não vai juntar-se diretamente a uma retaliação de Israel ao Irão, os apelos à contenção chegam da União Europeia.

O chefe da diplomacia dos 27, Josep Borrell, convocou uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros.

Da parte de Israel, a opinião de alguns ministros do Governo de Netanyahu é contrária e, segundo as agências de notícias internacionais, já vieram defender uma retaliação contra o Irão.

No fim da reunião dos lideres do grupo das sete países mais ricos, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, referiu o apoio incondicional do G7 a Israel e reforçou o apelo à máxima conteção de todas as partes.
Von der Leyen referiu ainda que o G7 também analisou a necessidade de acabar com a crise em Gaza o mais brevemente possível, o que inclui um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns do Hamas.

O G7 deixou ainda um apelo para se aumente a prestação de assistência humanitária aos palestinianos.
pub