Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Açúcar: o Inimigo nº1

por Jorge Almeida - RTP
Lucas Jackson - Reuters.

“A Conspiração do Açúcar”, um artigo de fundo publicado hoje no jornal The Guardian, revela-nos os efeitos nefastos do açúcar para a saúde pública. Um problema identificado há décadas mas que arruinou a reputação de alguns cientistas.

Em 2009, Robert Lusting, um pediatra endocrinologista da Universidade da Califórnia especialista na obesidade infantil proferiu uma palestra intitulada, “O Açúcar: A Verdade Amarga”. O seu discurso conta hoje com mais de seis milhões de visualizações no YouTube.

Este é o início de um artigo de fundo de Ian Leslie publicado hoje no The Guardian. Para o especialista norte-americano, o açúcar é o “veneno” culpado pela epidemia de obesidade nos Estados Unidos. O açúcar passou a ser o inimigo principal da saúde pública.

Na realidade, os efeitos prejudiciais do açúcar para a saúde já tinham sido identificados por John Yudkin, um professor britânico de nutrição que fez soar o alarme em 1972 no seu livro,  “Puro, Branco e Mortal”.

As vendas do livro foram positivas mas a indústria da alimentação conseguiu arruinar-lhe a carreira e destruir-lhe a reputação. Yudkin acabou por morrer em 1995, desapontado, e esquecido por todos.

Nas últimas décadas, a gordura saturada foi o grande vilão mas as novas pesquisas apontam o açúcar como o principal inimigo da dietética.

Guerra declarada contra o açúcar

Nos Estados Unidos, a última edição oficial das orientações de dietética incluem uma tampa com um texto sobre o consumo de açúcar. No Reino Unido, o chanceler do Tesouro, George Osborne, anunciou um novo imposto sobre as bebidas açucaradas.

No passado recente, as recomendações de ambos os governos foram para cortar em gorduras saturadas e no colesterol. Foi a primeira vez que o público foi aconselhado a comer menos alguma coisa prejudicial em vez de consumir o suficiente de tudo. Mas os consumidores, em vez de se tornarem mais saudáveis, acabaram mais gordos e doentes.

Naturalmente, foi-se à procura dos culpados. Em pleno combate contra a gordura, a indústria de alimentação apresentou produtos de baixo teor de gordura mas que continham mais açúcar.

A energia dos alimentos chega-nos em três formas: a gordura, as proteínas e os hidratos. O hidrato de carbono mais versátil e saboroso é o açúcar mas também é o menos saudável, o que John Yudkin já tinha descoberto no início dos anos 70 do século passado.

pub