Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Éder: recordar é viver

por Mário Aleixo - RTP
Éder o herói da conquista do Campeonato da Europa de futebol José Sena Goulão-Lusa

Faz esta segunda feira um ano que a seleção portuguesa de futebol se sagrou campeã da Europa, ao vencer o Euro2016, em França. Portugal venceu a França, por 1-0, na final, com um golo de Éder marcado aos 109 minutos de jogo. O avançado entrevistado na RTP pela jornalista Rosário Salgueiro.

Na memória de todos ficou uma caminhada de muitos empates na fase final com Portugal a chegar a uma final onde tudo aconteceu: a lesão de Cristiano Ronaldo e o aparecimento do protagonista improvável (Éder).

Dias antes já o treinador Fernando Santos tinha prometido voltar a Lisboa a 11 de junho e um país de braços abertos à sua espera.



Naquela noite o herói maior foi Éder. Um ano depois o avançado continua a jogar no Lille, no norte de França, onde contou à correspondente da RTP, Rosário Salgueiro que de vez em quando ainda lhe surgem as emoções daquela noite.



Éder que começou o jogo da final com a França no banco de suplentes, depois entrou aos 79 minutos para o lugar de Renato Sanches e aos 109 minutos marcou o golo de uma vida, de uma geração, de um país.

Porque recordar é viver eis o golo de Éder e que golo!



Portugal é campeão da Europa de futebol.
pub