Fernando Santos: "Vamos ter uma equipa muito forte no Euro"

por Carlos J Barros - RTP
Fernando Santos fpf

OSeleccionador Nacional fez o balanço dos primeiros dias de estágio para o Euro 2016 e a antevisão do encontro referindo a vontade dos jogadores vencerem.

Fernando Santos fez um balanco do estágio que sabia que ia ter o grupo a chegar a conta-gotas e mostrou a ambição de vencer o Euro, desvalorizando de qualquer forma se Portugal não conseguir ir à final.

- “Nestes dias, eles mostraram muita vontade de interiorizar o que pretendíamos a nível estratégico”.

- “Procurámos afinar a máquina, oleá-la bem de forma a estarmos muito bem preparados quando chegarmos ao jogo com a Islândia, no dia 14 de junho”.

- “Jogadores têm tido comportamento exemplar mas nada disso é estranho porque ao longo destes dois anos tem sido sempre assim”.

- “Estes dias dão-me a confiança e convicção que vamos ter uma equipa muito forte no Euro”

- “Sabíamos que teríamos uma chegada a conta gotas. Podíamos ter convocado os jogadores mais cedo mas fomos nós que entendemos que era mais benéfico que tivessem uns dias de repouso com as suas famílias.”

- “Não estando todos de alguma maneira até pode ser mais fácil passar a mensagem. Estes jogadores que estão cá já sabem muito bem a nossa estratégia e o que queremos. O único problema é que podemos ter de repetir a mensagem aos que ainda não chegaram”

- “Temos 16 jogadores de campo que com certeza irão evoluir todos no jogo com a Noruega.”

- “A nossa mensagem está bem assimilada desde o jogo da Dinamarca. Se não começássemos ali não chegaríamos sequer a França. Acho que esse jogo mostrou claramente que a nossa mensagem tinha sido interiorizada.”

- “Não divulgo a equipa porque tenho sempre por norma divulga-la primeiro aos jogadores. Penso que também já viram de alguma forma qual será.”

- “Acho tão importante a ambição dos que acham que este vai ser o seu último Europeu como a dos que estão aqui pela primeira vez. É nessa confluência da experiência com a irreverência que estará o caminho certo.”

- “Vamos ter um grupo muito difícil. Não acredito em facilitismos e se cairmos nele porque alguma coisa está errada. Os jogadores estão muito focados e concentrados e vão tudo em campo. Estão preparados para todas as dificuldades.”

- “Não há jogos particulares ou oficiais há jogos de futebol. Há um país a ver-nos e a puxar por nós. E as vitórias dão sempre mais confiança e puxam-nos mais para a frente. Não vai haver facilitismos frente à Noruega.”

- “Vamos ver se as coisas menos positivas que a equipa tem, no nosso entendimento, vindo a mostrar e que procurámos retificar. Ver como equipa se comporta com um adversário que joga em 4-4-2 para depois ver como podemos evoluir. Não vamos prender-nos com quem está cá ou não está.”

- “A Noruega tem um futebol muito próximo da Islândia (…) Tem dois avançados moveis, quatro médios e é muito compacta a defender. Vamos verificar como vamos atuar contra dois avançados e como podemos fazer equilíbrios defensivos e não ser apanhados desprevenidos nas nossas transições ofensivas".

- “Vamos ter de torcer pelo Cristiano e pelo Pepe (na Final da Liga dos Campeões). É 2-1 (Tiago), temos de ir pela maioria. É um dos jogos das suas vidas e espero que disfrutem. Depois vão descansar e depois, daqui a uma semana, vão chegar totalmente aptos".

- “ (sobre a não convocatória de Tiago e a sua elegante reação à ausência do Euro 2016) O Tiago além de grande profissional é um homem com H grande. Ele conhece-me bem e eu a ele. Sabemos ambos o que aconteceu. Acho as declarações normais, conhecendo o calibre dele.”

A seleção portuguesa, que treinou durante a manhã na Cidade de Futebol, entra hoje em estágio e viaja na manhã de domingo para o Porto, onde, às 20:45, defronta a Noruega, no Estádio do Dragão.

Na fase final da prova, que arranca a 10 de junho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.


pub