Portugal defronta a Dinamarca a pensar no Euro2016 em França

por Mário Aleixo - RTP
Olhos na bola e ideia fixa em marcar golos e ganhar Hugo Delgado-Lusa

Portugal pode hoje festejar o apuramento direto para o Euro2016.

Para que tal aconteça a seleção portuguesa de futebol não pode perder frente à Dinamarca, em jogo da penúltima jornada do grupo I.

No Estádio Municipal de Braga, um empate perante os nórdicos será suficiente para Portugal reservar já um lugar no Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França. A vitória deixará definitivamente a equipa lusa no primeiro lugar do agrupamento.

Mesmo perdendo, a seleção lusa pode assegurar um lugar no campeonato da Europa, o que acontecerá se a Albânia não vencer na receção à já afastada Sérvia, num embate que, a exemplo do português, tem início às 19h45 (em Lisboa).

No caso do apuramento Portugal alcançará a nona qualificação consecutiva para a fase final de uma grande competição e 13ª presença da sua história entre Europeus e Mundiais.

Todos os 24 jogadores convocados estão aptos e às ordens de Fernando Santos.

As dúvidas de quem observa

No exterior da equipa a principal dúvida aparece no lado direito da defesa, com Cedric e Nélson Semedo a serem candidatos a assumir o lugar de Vieirinha, embora, à partida, o jogador do Southampton, bastante utilizado nesta campanha, parece ganhar a corrida ao lateral do Benfica, estreante.

A inclusão de Fábio Coentrão, na defesa ou a meio-campo, outro dos 'mistérios' para o duelo com a Dinamarca, num 'onze' em que é quase certo os regressos de Tiago e de João Moutinho.

Sendo assim, Portugal deverá apresentar-se com Rui Patrício na baliza, Cedric (ou Nélson Semedo), Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Eliseu (ou Fábio Coentrão) na defesa, Tiago, João Moutinho e Miguel Veloso (ou Fábio Coentrão) no meio-campo e Danny, Nani e Cristiano Ronaldo na frente.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro estiveram o treiandor Fernando Santos e o jogador Nani.

Porque joga em casa perante um estádio cheio a apoiar o treinador nacional assume o favoritismo à vitória no desafio desta noite.



Um ponto chega para chegar ao apuramento mas Fernando Santos recusa a ideia de jogar para o empate e só pensa em ganhar o jogo.



Nani peremtório afiançou que está fora de questão pensar no empate e a equipa está focada na conquista de uma vitória.



Três dias depois do duelo com a Dinamarca, Portugal desloca-se a Belgrado para defrontar a Sérvia, naquele que será o seu último jogo no grupo I.

Portugal lidera o agrupamento com 15 pontos, mais três do que a Dinamarca, segundo classificado, e mais quatro do que a Albânia, terceiro.

O Portugal-Dinamarca, que tem início marcado para as 19h45, vai ser arbitrado pelo inglês Mark Clattenburg.

A trasmissão televisiva é na RTP 1 e o relato na Antena 1.

pub