Portugal vai "fazer tudo" para vencer a França

por RTP
Empenho e determinação para derrotar a França epa

O selecionador de futebol Fernando Santos afirmou hoje que Portugal vai "fazer tudo" para vencer a França, na sexta-feira, num particular no Estádio José Alvalade, e pôr fim a uma série de nove derrotas consecutivas com os gauleses.

"São sempre jogos de prognóstico difícil. Vamos fazer tudo para ganhar. Quando ganhamos é sempre tudo melhor, dá mais moral, se não acontecer, não virá mal ao mundo e estaremos preparados para jogar na Albânia", afirmou Fernando Santos, referindo ao encontro três dias depois, de qualificação para o Euro2016.

Depois do triunfo por 2-0 a 26 de abril de 1975, num particular disputado em Paris, Portugal foi derrotado em todos os embates com os gauleses, incluindo três meias-finais de grandes competições.

Em solo luso, o cenário é ainda mais devastador, com o último sucesso a remontar a 14 de abril de 1946, no Estádio Nacional, por 2-1.

"Muitos jogadores nem se lembram desses jogos, nem eram nascidos. Não me parece que isso seja assim tão importante. Evitamos esse tipo de conversa. Portugal está sempre motivado, claro que quando se ganha, como tudo na vida, isso traz mais motivação, mas quando não acontece, não retira motivação", frisou o selecionador luso, em conferência de imprensa realizada no Estádio José Alvalade.

Além procurar encerrar um período de cerca de 40 anos em que perdeu sempre com os gauleses, Portugal vai apresentar um meio-campo totalmente renovado e que servirá de teste para o confronto com os albaneses, em Elbasan.

"Jogue quem jogar, vou dormir descansado e tranquilo. Aqueles que entrarem vão dar uma resposta cabal ao seu nível. Não vão tremer, sejam mais jovens ou menos jovens", referiu o treinador português, sem querer adiantar o "onze" que vai apresentar perante os franceses.

Fernando Santos explicou ainda o minuto de silêncio que jogadores, equipa técnica e restantes responsáveis da seleção nacional realizaram antes do treino da manhã, no Estoril, pela tragédia dos refugiados que tem assolado a Europa.

"Sobretudo é um ato de reflexão para o mundo. O que está a acontecer é abominável", frisou.

Portugal defronta a França, na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num encontro particular, e, três dia depois, a Albânia, em Elbasan, em jogo do Grupo I de qualificação para o Europeu de 2016.
pub