Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Seleção de Portugal já só pensa no título de campeão europeu

por Mário Aleixo - RTP
No final do jogo com a Dinamarca o grupo festejou o apuramento para o Euro2016 Epa

Portugal apurou-se para o Euro2016 de futebol e já só pensa no título europeu.

No final do encotnro desta quinta-feira à noite Fernando Santos, Cristiano Ronaldo, João Moutinho e Bernardo Silva, uns de uma forma mais clara e outros mais reservados, todos admitiram que o título de campeão europeu é um dos objetivos de Portugal em França.

A seleção portuguesa de futebol garantiu um lugar na fase final do Europeu de 2016, que se realiza em França, ao vencer a Dinamarca por 1-0, em encontro do Grupo I de apuramento, disputado em Braga.

João Moutinho apontou, aos 66 minutos, o GOLO da formação das quinas, que vai estar pela 13ª vez na fase final de uma grande competição e nona consecutiva, desde 2000, e pela sétima e sexta seguida num Europeu.



A seleção portuguesa de futebol selou o seu primeiro apuramento sem recurso a "playoffs" para um Europeu e terceiro para uma grande competição.

Em 12 fases de qualificação bem-sucedidas, Portugal só havia dispensado o último jogo nas corridas aos Mundiais de 1966 e 2006, sob o comando de Manuel da Luz Afonso e do brasileiro Luiz Felipe Scolari, respetivamente.

O treinador Fernando Santos vai estar pela terceira vez consecutiva presente na fase final de uma grande competição de futebol de seleções, desta vez ao comando de Portugal, depois do sucesso vivido com a Grécia há quatro anos no Euro da Ucrânia e Polónia e pelo meio, igualmente com a formação helénica, no Mundial2014 no Brasil.

Todos com o pensamento no título europeu


 O treinador Fernando Santos foi o mais claro ao traçar os planos para o futuro: Tínhamos um objetivo que era ficar em primeiro no grupo, agora temos outro (ser campeão europeu), pode ser difícil e alguns chamam-me maluco por isso (mas acredito nisso)".



O capitão da equipa Cristiano Ronaldo também se mosyrou otimista: "Foi uma fase de qualificação difícil, começámos mal, mas acabámos bem. Isso é o mais importante. A vinda do 'mister' Fernando Santos foi muito importante. Recuperou alguns jogadores que nos faziam falta e felizmente não precisámos de calculadora para esta qualificação".



O marcador do golo à Dinamarca João Moutinho não excluiu o desejo de conquistar o título europeu: "Todas as seleções que estiverem no Euro, terão o objetivo de o ganhar. Temos mais um jogo pela frente, com a Sérvia. Temos de o encarar com a máxima seriedade, como temos encarado todos os jogos. Depois, iremos pensar jogo a jogo, fase a fase. Não iremos pensar já no título europeu, porque é algo que não é real agora. Temos ainda muito pela frente a fazer, seja nos clubes ou na seleção, a começar pelo próximo jogo".



O jovem Bernardo Silva também se mostrou confiante no futuro e "piscou o olho" ao título europeu: "Nós sabemos que era um dos objetivos de Portugal estar em França e depois sim tentar a conquista do grupo. Conseguimos o primeiro objetivo e agora vamos continuar a preparar a equipa para conseguir o segundo (título europeu)".



A uma jornada do final da fase de grupos Portugal comanda o grupo I com 18 pontos, seguido da Dinamarca com 12 e da Albânia com 11. O primeiro classificado apura-se diretamente, o segundo também e o terceiro poderá disputar um "play-off".

A última jornada do grupo realiza-se no domingo com os jogos Sérvia-Portugal e Arménia-Albânia.



pub