Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Seleção prepara estreia frente a Gibraltar

por Mário Aleixo - RTP
Após a conquista do título europeu a equipa nacional concentra-se no arranque de uma nova campanha Manuel de Almeida-Lusa

A equipa de Portugal defronta Gibraltar, em jogo de caráter particular, na quinta-feira, no Estádio do Bessa, a partir das 19h45, naquele que será o primeiro desafio da história entre as duas seleções.

Há seis anos que Portugal não defrontava um adversário pela primeira vez no seu historial. A última foi a 12 de outubro de 2010, data em que se estreou com a Islândia, em Reiquiavique, e ganhou por 3-1.

Gibraltar será o 50º adversário diferente com quem Portugal irá jogar e afigura-se como uma equipa bastante acessível dado que na qualificação para o Euro2016 em dez jogos perdeu-os todos.

Ao prever-se um jogo que poderá redundar numa goleada recorde-se que os resultados mais desnivelados conseguidos pela equipa nacional foram três goleadas por 8-0, duas frente ao Liechtenstein e uma perante o Kuwait, com a equipa das quinas a ser treinada nessas ocasiões por António Oliveira, Humberto Coelho e Luís Felipe Scolari.

Último treino


A seleção lusa fez o último treino antes do jogo com Gibraltar, esta quarta-feira de manhã, na Cidade do Futebol, em Oeiras, com o selecionador nacional a fazer a habitual antevisão da partida, em conferência de imprensa, ao início da tarde.

Com alguma boa disposição à mistura, os jogadores lusos efetuaram os habituais exercícios de aquecimento, primeiro sem e depois já com bola, nos primeiros 15 minutos do apronto, que foram abertos à comunicação social.

À tarde a comitiva viaja para a cidade do Porto, onde vai receber as insígnias da Ordem de Mérito, que serão entregues pelo Presidente da República na câmara municipal, às 18h30.

Nesta altura será difícil prever qual a equipa que subirá de início ao relvado do Bessa, se os titulares da final do Euro2016 ou alguns dos novos elementos agora chamados pelo selecionador como são os casos de Marafona, João Cancelo e André Silva.

Para os jovens a palavra satisfação é comum por estarem na seleção A de Portugal.

João Cancelo diz que é um orgulho pode representar a seleção A do seu país.



André Silva não foge à satisfação do companheiro e confessa a sua felicidade por estar na seleção principal portuguesa.



O jogo com Gibraltar será dirigido pelo israelita Erez Papir, de 35 anos, internacional desde 2015, quer ainda não dirigiu qualquer jogo entre seleções A.

A seguir é a sério


Na terça-feira a equipa realizou o primeiro treino após a conquista do título europeu e se é verdade que é difícil passar ao lado de um momento histórico não é menos verdade que a equipa já esta concentrada no próximo objetivo que é o Mundial2018.

Depois do particular com Gibraltar, Portugal começa a preparar o embate com a Suíça, da primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial2018, que se realiza em Basileia, a 6 de setembro.

Portugal está inserido no Grupo B juntamente com as seleções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.
pub