Sub-21: Portugal vence Hungria e lidera grupo

por Carlos J Barros - RTP
Jogadores de Portugal festejam golo fpf

A seleção portuguesa sub-21 de futebol assumiu hoje a liderança do grupo 4 de apuramento para o Campeonato da Europa de 2017, ao receber e vencer a Hungria por 2-0, em Penafiel.

Ao segundo jogo da 'poule', Portugal, que perdeu a final da última edição para a Suécia nas grandes penalidades, já lidera com seis pontos, tendo hoje beneficiado dos tentos de Bruno Fernandes, aos 35 minutos, e de Gonçalo Paciência, 56.

Com esta vitória, Portugal assume isolado a liderança do grupo com seis pontos, mais dois do que Israel e Albânia, que já contam dois e três jogos respetivamente. Apuram-se diretamente para o Europeu, que decorrerá em 2017, os vencedores dos nove grupos de apuramento, enquanto os quatro melhores segundos (resultados com primeiro, terceiro, quarto e quinto) disputam um 'play-off'.

Rui Jorge (selecionador de Portugal): "Ter conseguido os três pontos era o mais importante e conseguimos, mas, em relação à qualidade que queríamos, ficámos um pouco aquém. Ofensivamente, podemos fazer mais.

(Rui Jorge não perde um jogo à frente dos sub-21 desde 2011) Esta série, que para alguns vem do ano passado e para outros vem desde a Albânia, é boa e todos querem manter este registo, mas a nossa prioridade é sermos primeiros do grupo.

Falar do Gonçalo Guedes (que hoje se estreou oficialmente pelos sub-21) é falar do exemplo de todos os outros. Estou satisfeito pelo trabalho dele nos treinos e em resultado do que tem feito no seu clube, e fez um jogo normal, junto de colegas que conhece.

É uma boa marca (Rui Jorge completou hoje 25 jogos oficiais à frente dos sub-21), mas os jogadores têm correspondido. Não trabalho sozinho. Jogadores de qualidade permitem isso, treinadores de qualidade nas seleções e nos seus clubes permitem isto e, depois, tentamos prepará-los para cada jogo.

Mais do que dizer que somos favoritos, é importante o que demonstrámos em cada jogo. Para quem nos defronta, acredito que seja motivo de preocupação defrontar-nos.

Queria ainda aproveitar para agradecer o apoio das pessoas. Para os sub-21, jogar num estádio cheio é uma alegria enorme, e, para quem esteve hoje aqui, será um marco para daqui a alguns anos, porque estes são os jogadores que no futuro nos irão representar."



pub