Liga Portuguesa: nova época, novas emoções à espreita

por Inês Geraldo - RTP
A primeira Liga está prestes a começar José Sena Goulão - EPA

Na próxima sexta-feira começa mais uma edição da Liga Portuguesa de Futebol. O Tondela estreia-se pela primeira vez no mais alto escalão do futebol português, recebendo o Sporting CP, atual vencedor da Supertaça 2015.

Depois de uma temporada que viu o Benfica a sagrar-se bicampeão nacional, a época 2015/16 está prestes a começar. A primeira jornada é já no próximo fim de semana e prevê-se um ano competitivo com várias mudanças nos “três grandes”.
Benfica: com Rui Vitória à procura do tricampeonato


As últimas duas épocas afiguraram-se de glória para o clube da Luz. Jorge Jesus conseguiu superar a concorrência e levar o Benfica a um bicampeonato que não acontecia há mais de 30 anos.

No entanto, numa reviravolta inesperada no futebol português, o mentor dos últimos dez títulos “encarnados” mudou-se para Alvalade deixando o lugar para Rui Vitória, que havia treinado o Vitória de Guimarães nas últimas quatro épocas.

Um vazio deixado no banco de suplentes depois de seis épocas, agudizado pela saída de um dos capitães para um dos maiores rivais. Sem acordo para a renovação de contrato, Maxi Pereira migrou de Lisboa para o Porto, reforçando o FC Porto, depois de oito anos de águia ao peito.

O Benfica foi o primeiro a investir em novos reforços. Adel Taraabt e Mehdi Carcela-González foram os primeiros a chegar à Luz, devido à iminente saída de Nico Gaitán, que está prestes a reforçar o Manchester United da Premier League.

Seguiram-se dez contratações relâmpago, dos quais apenas o guarda-redes Ederson ainda se encontra no plantel. Sílvio chegou novamente à Luz por empréstimo, podendo ocupar as duas laterais na defesa, despidas de jogadores, depois da saída de Maxi Pereira e do facto do Eliseu e Marçal não contarem para Rui Vitória.

A pré-época benfiquista foi depressiva. Sem qualquer vitória na International Champions Cup, Rui Vitória foi acusado de não ter qualidade suficiente para fazer parte da equipa técnica dos encarnados.

A prova de fogo aconteceu na Supertaça, numa partida em que o eterno rival, o Sporting, foi melhor que o Benfica, averbando o primeiro troféu da época.

E assim começa mais um campeonato para os encarnados. Com muitas dúvidas e mudanças, ainda não é fácil prever qual será a prestação da equipa da Luz para o campeonato português mas é sabido que as hostes benfiquistas estão apostadas na conquista do tricampeonato.
FC Porto: investimento avultado para conquista de títulos


O segundo classificado da última Liga Portuguesa acabou a época passada sob contestação. Os resultados não foram os pretendidos e Julen Lopetegui foi confrontado com a insatisfação dos adeptos portistas.

No entanto, o técnico espanhol começa a temporada com o lugar mais estável e seguro, depois da troca de bancos nos clubes de Lisboa.

O investimento tem sido avultado e de índole mundial: 20 milhões de euros pagos pelo passe Gianelli Imbula (Olympique Marseille) e contratação do renomado e titulado Iker Casillas.

Aliás, a grande surpresa do defeso até agora. Com 25 anos dados ao Real Madrid e muitos títulos ganhos pelos Merengues e seleção espanhola, Pinto da Costa conseguiu contar com os préstimos de Casillas no seu plantel, chamando uma grande atenção mediática para o FC Porto e campeonato português.

Para além do guardião espanhol, os Dragões voltaram a mexer com o mercado e o futebol português ao conseguir “roubar” Maxi Pereira ao Benfica. Com a saída de Danilo para o Real Madrid, o FC Porto colmatou a saída do brasileiro, com um lateral internacional pelo Uruguai e com oito anos de experiência europeia e portuguesa.

Seguiram-se André André, Danilo Pereira, Pablo Osvaldo e o regresso do lateral Aly Cissokho. Lopetegui parece ter várias opções dentro do seu plantel para realizar uma boa época, mas ainda continua à procura de um substituto de Jackson Martínez.

Com a saída do colombiano para o Atlético de Madrid, resta saber se Vincent Aboubakar e o recém-contratado Pablo Osvaldo conseguem fazer esquecer o goleador “Cha Cha Cha”.

Assim, o FC Porto começa a nova época reforçado e motivado. Dois anos depois do último título, Julen Lopetegui tem uma nova prova de fogo para conseguir provar que consegue levar este FC Porto a novos voos e novas glórias.
Sporting: um novo cérebro, uma nova força


Depois de vencida a Taça de Portugal, Bruno de Carvalho começou uma aposta indubitável na conquista de títulos para o clube de Alvalade, à procura de novos momentos de glória vencedora.

O clube leonino foi o primeiro a “agitar as águas” no panorama futebolístico português, quando se soube que Jorge Jesus não renovaria com o Benfica para ingressar no seu maior rival. Bicampeão pelos encarnados, JJ prometeu um “Leão” com ambição renovada.

E não foi só no banco que se deu a mudança. À equipa, munida de vários jogadores da formação com qualidade, ainda juntou atletas com grande experiência internacional.

Para além da contratação de Azbe Jug para colmatar uma possível saída de Marcelo Boeck, foram oficializados grandes nomes internacionais como o costa-riquenho Bryan Ruiz, João Pereira Teófilo Gutierrez e Alberto Aquilani.

Todos internacionais pelas suas seleções, vieram reforçar um Sporting que procura de facto uma candidatura a um campeonato que lhe foge há quase 14 anos.

A juntar à qualidade e experiência dos novos reforços, Jorge Jesus deu aval às contratações de Naldo (Udinese) e Michel Ciani (Lazio) para conseguir uma defesa mais estável e segura, aos quais se juntam Paulo Oliveira e Jefferson, da época passada.

A pré-época correu bem para os lados de Alvalade com a conquista de dois troféus (Cape Town Cup e Troféu Cinco Violinos). A influência de Jorge Jesus fez sentir-se de imediato, com uma equipa a jogar de forma pressionante, a saber manter a posse de bola no meio-campo e a jogar bem nas costas das defesas adversárias.

E foi esse método “cerebral” de Jorge Jesus que permitiu a conquista da Supertaça 2015 sobre o Benfica.

O Sporting CP é o primeiro dos três grandes a entrar em campo, apadrinhando a estreia do Tondela na primeira Liga, tal como havia feito há dois anos frente ao Arouca.

Com um novo cérebro, muita motivação e uma nova e empolgante maneira de jogar, o Sporting pode afigurar-se como a grande surpresa desta temporada.
Os estreantes Tondela e União da MadeiraPara além do começo de campeonato para os três grandes, destaque para a estreia de Tondela e União da Madeira.

O Clube Desportivo de Tondela vai estrear-se pela primeira vez na Liga Portuguesa e logo frente ao Sporting CP, detentor da Taça de Portugal e Supertaça. Assim, haverá, com certeza, estádio cheio na estreia do clube treinado por Vítor Paneira.

Também o União da Madeira começa a sua demanda e logo com um dérbi madeirense. De regresso à Liga, 16 anos depois, o clube madeirense recebe o Marítimo que vai apadrinhar uma nova etapa dos madeirenses.

Na próxima sexta-feira, a Primeira Liga Portuguesa está de regresso.

Primeira Jornada Liga 2015/16
- 14/08/15 - Tondela - Sporting;
- 15/08/15 - Belenenses - Rio Ave;
- 15/08/15 - FC Porto - Vitória de Guimarães;
- 16/08/15 - Vitória Setúbal - Boavista;
- 16/08/15 - União da Madeira - Marítimo;
- 16/08/15 - Moreirense - Arouca;
- 16/08/15 - SC Braga - Nacional;
- 16/08/15 - Benfica - Estoril-Praia;
- 17/08/15 - Paços Ferreira - Académica;
pub