Sporting fora da Champions falha prestígio e milhões

por Mário Aleixo - RTP
O Sporting não foi capaz de ultrapassar o poderio da equipa moscovita Yuri Rochetkov-Epa

O Sporting falhou o acesso à Champions e a 14 milhões de euros.

A eliminação dos "leões" com uma vitória por 2-1 e derrota por 1-3 frente ao CSKA de Moscovo deixou a equipa leonina fora da fase de grupos da Liga dos Campeões e relagada para a Liga Europa.

No imediato o Sporting deixa de receber 14 milhões de euros, 12 pela presença na fase de grupos e dois milhões pela vitória no “play-off”.

Tal como tinha acontecido há 10 anos em Alvalade, na final da Taça UEFA e com o mesmo resultado, o Sporting chegou ao intervalo em vantagem sobre o CSKA Moscovo, mas acabou por sofrer três golos na segunda parte e deitou tudo a perder. De nada valeu o triunfo por 2-1 na primeira mão, em Lisboa.

Em Moscovo, aos 36 minutos, o colombiano Teo Gutierrez deu vantagem aos "leões", mas dois golos do costa-marfinense Doumbia, aos 49 e 72, e um do nigeriano Musa, aos 85, asseguraram a qualificação do CSKA para a fase de grupos da Champions.

O Sporting, que terminou o jogo em inferioridade numérica, devido à expulsão de João Mário, aos 90+2, somou o segundo desaire em deslocações à Rússia, onde o melhor resultado que obteve foi um empate, frente ao Spartak Moscovo, em 2006/07.

No final da partida Jorge Jesus, treinador do Sporting, tentava suavizar o desaire ao afirmar: "O grande objetivo do Sporting é o campeonato em Portugal, sabendo que o acesso à Liga dos Campeões era importante financeiramente e desportivamente. Vamos já focar-nos no próximo jogo com a Académica, que é tão importante como este era.

Fomos prejudicados nos dois jogos, o que tornou a passagem da eliminatória muito difícil. Um penálti em Lisboa e um golo limpo aqui".



O capitão Adrien Silva justificou a eliminação com uma segunda parte desastrosa no jogo desta quarta-feira em Moscovo.



A caminhada do Sporting na Liga dos Campeões fica por aqui.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões está agendado para esta quinta-feira, às 16h45 (hora de Lisboa) com a presença de Benfica e FC Porto.










pub