Benfica iguala recorde de vitórias num ano civil

por Inês Geraldo - RTP
Benfica fecha o ano com recorde de vitórias Reuters

O Benfica fechou o ano civil com um recorde de triunfos, igualando o registo do FC Porto em 2010. A equipa de Rui Vitória alcançou 44 vitórias, fechando 2016 como um dos melhores anos da história dos Encarnados.

Feito igual, apenas foi conseguido por FC Barcelona e FC Porto. O Benfica fechou o ano de 2016 com chave de ouro, vencendo o Paços de Ferreira, no Estádio da Luz, em partida a contar para a fase de grupos da Taça da Liga.

Franco Cervi marcou o único golo da partida que valeu à turma de Rui Vitória igualar um feito inédito, que já pertencia ao FC Porto e FC Barcelona. Foram 44 vitórias em 54 jogos disputados em 2016. No entanto, o registo apresenta uma nuance. Enquanto os Dragões alcançaram o recorde triunfos com Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas, o Benfica igualou o mesmo número apenas com Rui Vitória no banco.


Foto: Lusa

Este número faz do técnico de 46 anos o que mais jogos ganhou num civil em Portugal. O recorde anterior pertencia a Jorge Jesus, também com o Benfica. No ano de 2014, em que arrebatou vários títulos (Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça), o agora técnico do Sporting venceu 42 partidas.

No total contam-se 44 triunfos, aos quais se juntam cinco empates e cinco derrotas. Os desaires são fáceis de contabilizar. O Benfica perdeu por duas vezes para a Liga Portuguesa e por três vezes para a Liga dos Campeões, onde este ano também conseguiu fazer história, ao qualificar-se para os oitavos de final da liga milionária pela segunda vez consecutiva.

Em Portugal, apenas FC Porto e Marítimo conseguiram derrotar os Encarnados. O primeiro conseguiu-o no Estádio da Luz, dando a volta ao resultado e vencendo com golos de Héctor Herrera e Vincent Aboubakar. O segundo foi conseguido na Madeira, na estreia do Caldeirão dos Barreiros. Ghazaryan e Maurício deitaram por terra a expectativa Encarnada em manter-se imbatível na Liga 2016/17.


Foto: Lusa

Para a Liga dos Campeões, o Nápoles conseguiu o pleno. Venceu as duas partidas que jogou contra o Benfica, tanto em San Paolo, como no Estádio da Luz. Para além dos italianos, também o Bayern deixou a equipa de Lisboa pelo caminho, ao vencer no Allianz Arena o Benfica por 1-0 (um golo de Arturo Vidal aos três minutos de jogo).

Com mais de quatro dezenas de vitórias em 2016, Rui Vitória viu a sua equipa traduzir o triunfo em três títulos: Liga Portuguesa, Taça da Liga e Supertaça. Jonas, Mitroglou, Pizzi ou Raúl Jiménez foram dos jogadores que mais contribuíram com golos para o sucesso benfiquista no ano que agora encerra.
Tópicos
pub