Moreirense segue em frente e FC Porto está eliminado

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Moreirense tem presença assegurada nas meias-finais marcadas para o Algarve José Coelho-Lusa

O Moreirense está nas meias-finais da Taça da Liga.

Depois da Taça de Portugal o FC Porto despede-se despediu-se da Taça da Liga enquanto o Moreirense está apurado para as meias-finais da Taça da Liga.

O Moreirense, penúltimo classificado da I Liga, venceu o FC Porto por 1-0 e apurou-se para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, a prova maldita para os "dragões", que nunca a ganharam.

O FC Porto, que não vence na competição há dois anos, foi mais forte e perdulário no primeiro tempo, mas depois faltou-lhe discernimento frente a uma equipa organizada. Danilo (80) acabou mesmo expulso em lance caricato com o árbitro Luis Godinho e Brahimi (85) seguiu-lhe o caminho, após entrada dura.

O Moreirense, que terminou o Grupo B em primeiro, com sete pontos, qualificou-se pela primeira vez para as meias-finais, e inviabilizou qualquer hipótese de apuramento ao Belenenses, que esteve a vencer o Feirense por 2-1, mas consentiu o empate aos 90+6. Os azuis do Reetelo foram segundos, com três pontos, à frente de Feirense e FC Porto, ambos com dois.

O treinador da formação de Moreira de Cónegos, Augusto Inácio, atribuiu a vitória ao caráter dos seus jogadores e à vontade de ganhar.



No Grupo D, o Benfica não sentiu problemas para golear em casa o Vizela, por 4-0, e isolou-se na liderança, com seis pontos: vai discutir na última jornada a passagem às meias-finais no terreno do V. Guimarães, segundo classificado, com quatro.

O desafio ficou marcado pelo regresso de Jonas aos golos: afastado por problemas físicos desde o início da época, o brasileiro bisou com o terceiro e quarto tentos no Estádio da Luz, aos 57 e 60 minutos.

O detentor do troféu tinha chegado aos 2-0 com golos de Mitroglou, aos 27, e Lisandro, aos 48.

O técnico dos encarnados Rui Vitória enalteceu a exibição do avançado brasileiro e de todo o coletivo.



O V. Guimarães resgatou um ponto em casa frente ao Paços de Ferreira já nos descontos, com Zungu a marcar aos 90+2 minutos o golo que selou a igualdade a dois golos.

Com um golo de Dyego Sousa aos 89, o Marítimo venceu o Rio Ave por 1-0 e ascendeu ao primeiro lugar do Grupo C, com quatro pontos, contra três dos vila-condenses e do Sp. Braga, que segunda-feira venceu o Sp. Covilhã por 4-0, deixando os serranos com apenas um ponto.

Na derradeira jornada, a 11 de janeiro, o Marítimo recebe o Sp. Braga e o Rio Ave é anfitrião do Sp. Covilhã.

Esta quinta-feira, o Sporting, líder do Grupo A, com seis pontos, procura o apuramento no terreno do V. Setúbal, onde lhe basta um empate para seguir em frente. Os sadinos e o Varzim, que joga no terreno do Arouca, seguem ambos com três pontos e ainda têm hipóteses de apuramento.
pub