Amnistia Internacional alerta para a falta de segurança das redes sociais

por RTP
Kim Hong-Ji - Reuters

A proteção da privacidade está no cerne das preocupações quando se fala das principais apps. Um relatório da Amnistia Internacional analisou as redes sociais mais utilizadas e lança um alerta: Snapchat e Skype estão entre as aplicações que menos segurança oferecem aos utilizadores.

Um estudo revelado esta sexta-feira pela Amnistia Internacional aponta algumas preocupações a ter em conta sobre 11 das aplicações e redes sociais mais utilizadas.

O estudo afirma que as aplicações Snapchat, utilizada por mais de 100 milhões de pessoas diariamente, e Skype são as mais vulneráveis a ataques cibernéticos e de espionagem.

Esta ONG elaborou um ranking onde são avaliadas 11 aplicações baseadas em certos critérios, principalmente de segurança, privacidade e transparência do serviço.
WhatsApp e iMessage com medalhas de ouro

A aplicação WhatsApp foi a que mais pontuou, seguida pelo iMessage da Apple, sendo consideradas as aplicações mais seguras. O Messenger do Facebook partilha o pódio com o WhatsApp, apesar de a primeira aplicação apenas estar disponível para dispositivos iOS e Android e carecer da prévia ativação do utilizador.

Pelo contrário, uma das mais populares aplicações, o Snapchat, não tem qualquer tipo de encriptação, o que a coloca no fim da tabela.

Também o Skype, uma conhecida aplicação de videochamadas da Microsoft, não tem qualquer tipo de encriptação, nem nas mensagens escritas, nem nas chamadas e videochamadas.

"Se pensam que os serviços de mensagens instantâneas são privados, preparem-se para uma grande surpresa", afirmou Sherif Elsayed-Ali, diretor da equipa de tecnologia e direitos da Amnistia Internacional.Das 11 plataformas analisadas, o Facebook também integra a lista das que mais utilizam a encriptação de dados para responder às ameaças de intrusão e é das mais transparentes sobre as medidas que adotou, assegura a Amnistia.

A Apple arrecadou 67 pontos em 100, ao deter a encriptação total em todas as comunicações através das aplicações iMessage e Facetime, mas o estudo afirma que a empresa deveria informar os seus utilizadores que é mais seguro enviarem mensagens pelo iMessage do que mensagens SMS.

É feito ainda um apelo para que a Apple adote um protocolo de encriptação mais aberto e que permita uma plena verificação independente.

A empresa chinesa Tencent ficou em último lugar na classificação, obtendo a classificação 0 em 100.

A Amnistia Internacional considera esta empresa "a que menos faz para proteger a privacidade das mensagens e a que é menos transparente com os seus utilizadores".
Porque é que a encriptação é tão importante?
A encriptação faz com que seja criada uma chave única, a que só o recetor e o emissor podem ter acesso, pelo que o conteúdo que é transmitido entre os dois (texto, voz ou vídeo) torna-se inatingível pela rede. Se a comunicação for encriptada, mais ninguém para além dos interlocutores pode aceder ao seu conteúdo.

Caso contrário, toda a informação viaja pela rede sem qualquer tipo de segurança, sendo muito mais facilmente acedida por hackers ou pelas autoridades.

A Amnistia conclui o relatório solicitando aos serviços de mensagens instantâneas que implementem uma encriptação de nível máximo, seguindo o exemplo do WhatsApp e da Apple, de forma a garantir uma maior privacidade dos utilizadores.
Tópicos
pub