Dos drones às roupas natalícias: os presentes mais procurados na Internet para este Natal

por Nuno Patrício - RTP
Os "drones" estão entre os mais procurados na internet como presente de natal Foto: Thomas Peter - Reuters

Comprar directamente na loja, as prendas de natal, ainda é a rotina da maioria das pessoas. Mas são cada vez mais aqueles que utilizam as facilidades da “internet” para comprarem o tão desejado presente. E o que mais se procura são os famosos drones.

Chegamos a dezembro e com ele as quase inevitáveis compras de Natal.

Pensar no que comprar, correr de loja em loja e andar carregado de sacos na mão faz parte da rotina anual desta época. Mas que tal quebrar um pouco desta rotina e saltar alguns dos passos habituais e em vez de gastar tempo em deslocações, mandar vir pela internet os desejados presentinhos?

Pois bem, se já é fã de procurar artigos através da “net” , fique a saber que não é assim tão invulgar essa prática.

Segundo um estudo da Google, mais da metade dos compradores “online” sondados pela firma norte americana afirmam poder usar os telemóveis de última geração, nos momentos livres, para procurar preencher a lista de presentes de Natal deste ano.

A Google dá uma espreitadela nas principais tendências do seu motor de busca e divulga o que que procuram os americanos nas compras “online”. E aproveita para lhe segredar e dar-lhe algumas ideias do que os seus amigos e família mais gostariam de encontrar debaixo do pinheiro.
Drones e Hoverboards

Os "drones" classificados há não muito tempo como um aparelho militar e sofisticado passaram a ser mais versáteis, pequenos, fáceis de manobrar e estão agora ao alcance das mais variadas carteiras.

Eles são cada vez mais populares, de venda em qualquer ponto do país e no mundo e - só para que tenha uma ideia -, na Califórnia, durante o ano passado, a procura por este tipo de equipamento chegou aos 80 por cento.

Hoverboards (Plataforma motorizada)

Lembram-se do skate voador do jovem Marty MacFly, do filme Regresso ao futuro II? Pois a proximidade a esse brinquedo está cada vez maior e os designados hoverboards são tão populares este ano que já ultrapassam a procura dos drones.

Eles podem não ser um skate voador ou o Lexus comercial. Mas esta plataforma de duas rodas teve uma procura, desde julho de mais de 500 por cento dos internautas nas compras “online”.

Mas nesta lista não falta quem procure outros temas, para dar ou receber de presente,  onde é claro que não falta a febre do StarWars (BB8).


Roupas decorativas alusivas ao Natal e regresso à década de 90
É certo que em Portugal a moda ainda não pegou (penso eu) mas nos Estados Unidos as tradicionais peúgas deram lugar a fatos completos com estampagens alusivas à época natalícia.

Designadas por "ugly Christmas sweaters” (camisolas de Natal feias), estes produtos quentinhos continuam a ter muita procura por parte de muitos internautas.

E não pense que a Google está a brincar com este estudo de mercado.

O que é certo, é que este tipo de vestuário extravagante chega a superar a procura de calças de ganga de marca Levis e de ténis de marca Adidas Superstars.

Duas marcas que fizeram furor nos anos 90 e que voltam a estar novamente debaixo de olho, pelos utilizadores residentes na zona de Chicago e Nova York.
Só este ano duplicaram a sua tendência de procura face ao ano anterior.


Tecnologia e gadgets
São produtos que não passam de moda. Os dispositivos "inteligentes" continuam no topo das pesquisas electrónicas, com mais modelos no mercado do que nunca.

Os relógios e as televisões inteligentes foram os produtos mais procurados na lista de tendências da Google, na área de electrónica deste ano, tendo a procura de relógios aumentado, face ao ano de 2014, quase 300 por cento.

Mas entre os vários artigos electrónicos, os consumidores parecem ter saudades do que já foi sucesso e voltaram a procurar por máquinas fotográficas instantâneas como "Polaroid" ou/e a "Fujifilm Instax".

Claro está que seria de estranhar se nesta lista compilada pela Google não estivessem os compradores insaciáveis de jogos, colocando o jogo Halo5 no top cinco da lista de mais procuras na "net".



Bom, feitas as referências, agora é só olhar para as poupanças deste ano, fazer bem as contas e procurar na internet o melhor presente para este ano.

Pois quem sabe se o melhor deste natal não está á distância de um clique.

Boa caça ao presente e Feliz Natal.
Tópicos
pub