João Sousa nos `quartos` de Madrid

por Carlos J Barros - RTP
João Sousa em acção no master 1000 de Madrid lusa

João Sousa chegou esta quinta-feira pela primeira vez aos quartos de final de um Masters 1000, ao derrotar o norte-americano Jack Sock, em três 'sets', em Madrid.

No encontro dos oitavos de final, o número um nacional, que na próxima semana vai entrar pela primeira vez no 'top 30', impôs-se ao 26.º jogador ATP, pelos parciais de 6-1, 6-7 (3-7) e 6-2, em duas horas e 15 minutos.



Com o triunfo de , Sousa, 35.º tenista mundial, tornou-se no segundo português a atingir os quartos de final de um Masters 1000, depois de Frederico Gil, que em 2011 chegou a essa fase em Monte Carlo.

 

Implacável com a sua direita, o português nunca deixou Sock, que aparentou estar desconcentrado no início do encontro, falando permanentemente sozinho, entrar no jogo e tornou o primeiro parcial um verdadeiro 'passeio'.

Com uma tática perfeita, Sousa obrigou o 26.º jogador mundial, que na noite anterior tinha jogado quase até de madrugada frente ao argentino Juan Martin del Potro, a correr e a cometer erros não forçados.

"Foi um encontro quase perfeito, saiu tudo bem. Estou muito contente por ter alcançado os quartos de final do Masters 1000 (...), com esta vitória e com o nível que exibi e a que joguei hoje em campo. Penso que já há algum tempo que não o conseguia fazer e penso que todo o trabalho que tenho vindo a fazer, tanto a nível mental como físico foi recompensado esta semana", afirmou João Sousa.

Admitindo que não começou a partida "da melhor maneira", o tenista de Guimarães afirmou que soube "estar tranquilo".

"Joguei a um altíssimo nível, consegui estar muito focado mentalmente naquilo que tinha delineado taticamente. O Jack [Sock] é um excelente jogador, que serve muito bem, que se apoia muito bem na direita. Sabia o que tinha que fazer e acho que consegui fazer isso na perfeição", acrescentou.


pub