Roland Garros: Nadal desiste por lesão, Murray e Wawrinka nos `oitavos`

por Carlos J Barros - RTP
Wawrinka e Andy Murray reuters

O espanhol Rafael Nadal, lesionado, abandonou hoje o torneio de ténis de Roland Garros, no qual o suíço Stan Wawrinka, detentor do título, e o britânico Andy Murray chegaram facilmente aos oitavos de final.

Nadal, o tenista com mais títulos conquistados em Paris, e que aos 29 anos procurava o 10.º troféu, anunciou a sua desistência do segundo torneio do 'Grand Slam' da época, devido a uma lesão num pulso.

"É um problema que tinha quando cheguei e que se agravou. Para vencer o torneio são precisos mais cinco jogos e o médico diz que isso é 100% impossível", revelou o tenista, quinto do 'ranking' mundial, em conferência de imprensa e antes de defrontar o seu compatriota Marcel Granollers.

O abandono de Nadal pode facilitar a vida ao líder do 'ranking' mundial, o sérvio Novak Djokovic, que em teoria o iria defrontar nas meias-finais, sexta-feira, no 30.º aniversário do espanhol.

O escocês Andy Murray, segundo favorito, teve o seu encontro mais fácil desde o arranque do torneio, depois de mais de sete horas em campo para vencer os dois primeiros encontros, ambos por 3-2.

Hoje eliminou o gigante e veterano croata Ivo Karlovic por 6-1, 6-4 e 7-6 (7-3), a quem tinha vencido nas seis vezes anteriores em que se defrontaram, indo agora jogar com o norte-americano John Isner.

O suíço Stanislas Wawrinka, terceiro cabeça de série e que defende o título alcançado em 2015, e que está no caminho de Murray nas meias-finais, bateu o francês Jeremy Chardy por 6-4, 6-3 e 7-5, cabendo-lhe enfrentar agora o sérvio Viktor Troicki.

O japonês Kie Nishikori, quinto favorito, também está entre os melhores 16 depois de se ter superiorizado ao espanhol Fernando Verdasco, mas somente após cinco 'sets' (6-3, 6-4, 3-6, 2-6 e 6-4), tendo de drefrontar agora o francês Richard Gasquet, nono cabeça de série. O canadiano Milos Raonic, oitavo favorito, foi superior ao eslovaco Andrej Martin, com 7-6 (7-4), 6-2 e 6-3.

Na prova feminina, a polaca Agnieszka Radwanska, segunda favorita do torneio, também atingiu as 16 melhores com um resultado de 6-2, 6-7 (6-8) e 6-2 perante a checa Barbosa Strycova.

A espanhola Garbine Muguruza, quarta pré-designada, afastou a belga Yanina Wickmayer por 6-3 e 6-0, enquanto a romena Simona Halep, sexta, precisou de três 'sets' para ser bem-sucedida perante a jovem japonesa Naomi Osaka (4-6, 6-2 e 6-3).

A checa Petra Kvitova tornou-se a quarta tenista entre as 10 favoritas a ser eliminada, com derrota 6-0, 6-7 (3-7) e 6-0 frente à norte-americana Shelby Rogers.
pub