Galegos contra portugueses e italianos

por Mário Aleixo - RTP
Gustavo Veloso entra em prova para defender a vitória alcançada em 2015 José Coelho-Lusa

Candidatos à vitória desfilam na Volta a Portugal em bicicleta.

O domínio galego na Volta a Portugal em bicicleta, instituído por David Blanco e prolongado por Alejandro Marque e Gustavo Veloso, pode ser posto à prova na 78ª edição da corrida, por portugueses e italianos.

Blanco é o "rei" da Volta com cinco vitórias. Alejandro Marque, o vencedor de 2013, vai chefiar a LA-Antarte, depois de no ano passado, então na Efapel, não ter ido além do terceiro lugar, enquanto o bicampeão em título Gustavo Veloso lidera a W52-FC Porto, que tem nas fileiras Ricardo Mestre, o único luso a quebrar a hegemonia galega, em 2011.

Veloso tem tudo a seu favor. É até difícil apontar outro favorito que não o chefe de fila dos "dragões", regressados ao pelotão através da União Ciclista do Sobrado, com a qual Marque e Veloso celebraram os seus triunfos.

Além da equipa fortíssima, que dominou praticamente toda a temporada velocipédica, o bicampeão vai ter pela frente um percurso praticamente feito à sua medida, com 36 quilómetros em contrarrelógio e quase sem chegadas em alto.

Mais candidatos

No entanto, os candidatos ao trono são vários, casos do contrarrelogista Marque e dos trepadores Joni Brandão (Efapel), vice em 2015, Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), sem esquecer, claro, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).

Se Brandão, Sousa e Benta estão obrigados a conseguir vantagem nas chegadas à Senhora da Graça, da quarta etapa, e Guarda, da sexta, para chegar ao contrarrelógio da última etapa com ambições, Nocentini apresentou argumentos no Troféu Joaquim Agostinho -- venceu a corrida e no prólogo cedeu apenas um segundo para Veloso.

Apesar do aliciante clássico entre "dragões" e "leões", de Itália chega outro veterano, Franco Pellizotti (Androni Giocattoli), campeão da montanha e terceiro classificado nessa mesma edição da "Grande Boucle", mas teve os resultados anulados em março de 2011, quando foi o primeiro corredor suspenso com base nos registos do passaporte biológico.

Entre os 144 corredores que vão alinhar à partida, para o prólogo, na quarta-feira, em Oliveira de Azeméis, pode destacar-se ainda o alemão Stefan Schumacher (Christina Jewelry), que liderou o Giro em 2006, mas também os emigrantes Bruno Pires (Team Roth) e José Gonçalves (Caja Rural).

Sem ambições na classificação geral, mas prováveis protagonistas nas chegadas ao "sprint" contam-se os italianos Francesco Gavazzi e Davide Vigano, ambos da Androni Giocattoli, e Andrea Pasqualon, da Team Roth, o russo Sergey Shilov (Lokosphinx) e o espanhol Eduard Prades (Caja Rural).

Os primeiros 3,6 dos 1.618,7 quilómetros da Volta, que termina no dia 7 de agosto em Lisboa, começam a ser percorridos na quarta-feira.

pub