Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Rui Vinhas vence Volta a Portugal

por RTP
Rui Vinhas beija o troféu Nuno Veiga - Lusa

Rui Vinhas (W52-FC Porto) é o grande vencedor da Volta a Portugal em bicicleta. No contrarrelógio de 32 quilómetros entre Vila Franca de Xira e Lisboa, o ciclista português ficou em quarto lugar, perdendo apenas 54 segundos para Gustavo Veloso, que ficou em segundo na geral individual.

O português Rui Vinhas venceu pela primeira vez a Volta a Portugal em bicicleta, após a décima e última etapa.

Portador da camisola amarela desde a terceira etapa, Vinhas, de 29 anos, partiu para os 32 quilómetros finais com 2.25 minutos de vantagem sobre o galego e conseguiu gerir a vantagem sobre o vencedor das duas últimas edições, terminando o 'crono' em quarto, a 54 segundos do galego. O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), a 47 segundos, e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 50, foram segundo e terceiro na etapa.

Rui Vinhas, primeiro português a vencer a Volta a Portugal desde o triunfo do agora seu companheiro de equipa Ricardo Mestre em 2011, ofereceu a quarta vitória seguida à equipa de Sobrado, Valongo, e foi acompanhado no pódio por Gustavo Veloso e por Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista).

Pedro Martins - RTP

Também ele natural de Sobrado, Rui Vinhas é um inesperado vencedor da 78ª edição da Volta a Portugal, uma vez que a aposta assumida de início pela equipa, este ano associada ao FC Porto, era a terceira vitória seguida de Gustavo Veloso, que procurava igualar o feito de Joaquim Agostinho (1970, 1971 e 1972) e do compatriota David Blanco (2008, 2009 e 2010).

Uma fuga consentida pelo pelotão na terceira etapa conduziu Vinhas à liderança e acabou por penalizar Gustavo Veloso. Sem vencer qualquer etapa, o português capitalizou a vantagem alcançada em Macedo de Cavaleiros e geriu-a diariamente, sem fraquejar nos momentos mais difíceis.
O terceiro português do século XXI

Veloso confirmou que era o corredor mais forte do pelotão, com vitórias nas etapas-chave, ou seja, a chegada à Senhora da Graça (4.ª), a tirada da Serra da Estrela (6.ª) e o contrarrelógio final, mas o tempo perdido na terceira etapa foi irrecuperável.

Vinhas completou os 1.608,7 quilómetros da Volta a Portugal em 40:57.66 horas, com 1.31 minutos de vantagem sobre Veloso, enquanto Daniel Silva, que alcançou a sua melhor classificação de sempre, terminou a 2.49.

O corredor da W52-FC Porto é apenas o terceiro português a vencer no século XXI, depois do êxito de Nuno Ribeiro, seu atual diretor desportivo, em 2003, e de Ricardo Mestre em 2011, numa prova que tem sido amplamente dominada por galegos: David Blanco (2006, 2008, 2009, 2010, 2012), Alejandro Marque (2013) e Gustavo Veloso (2014 e 2015).

Para Veloso ficou a consolação da camisola verde, a da classificação por pontos, enquanto o colombiano Wilson Diaz (Funvic Soul Cycles) terminou vestido de azul, símbolo de 'rei' da montanha, e o russo Alexander Vdovin, 26.º da geral, foi o melhor jovem.

Com três corredores entre os quatro primeiros da geral - Vinhas, Veloso e Raúl Alarcón, que terminou em quarto -, a W52-FC Porto ganhou a classificação por equipas pelo terceiro ano seguido.

c/ Lusa

Tópicos
pub