DOP

Queijo|Ep. 111 jun. 2015

Play - DOP

Ep. 1

Duração: 52min

Género: Cultura

Class.: Todos

RTP2

A partir dos anos 80, grande parte dos queijos portugueses foi classificada como DOP.
A certificação DOP vigora em todo o espaço europeu, protege o nome, a origem e o modo de fabrico. Oferece garantias ao consumidor e promete uma certa qualidade.
Saborear um DOP é pois viajar no tempo e no espaço da tradição portuguesa, viagem quase perfeita...
Três grandes queijos "Serra da Estrela", "São Jorge" e "Cabra Transmontana" no documentário DOP, da autoria da jornalista Anabela Saint-Maurice.
MAIS INFODOP Queijo Um projeto documental que alerta para a importância do DOP (Denominação de Origem Protegida) nos produtos tradicionais portugueses. Vivemos uma época em que se atribui grande importância à exportação de produtos tradicionais portugueses. Para competir no mercado externo, o produtor sabe da vantagem em obter a certificação de origem para o seu produto. Por outro lado, aos olhos do consumidor, o produto "DOP" (com Denominação de Origem Protegida) apresenta-se como um artigo seguro, específico, produzido segundo determinadas regras numa dada região de Portugal.
O "DOP" - utilizado como símbolo e marca de uma zona - ganhou importância por razões várias. Nada "é tradicional" por acaso. As tradições remetem-nos para a geografia, a economia e para as circunstâncias da História. Foi a globalização da economia, a pressão da distribuição (sobre o produtor) e do factor preço (sobre o mercado) que em contracorrente despoletou a necessidade de proteger antigos modos de fazer. O "DOP" é assim reflexo do nosso tempo.
Tema vasto, o "DOP" é neste projecto o ponto de partida para se falar da tradição e da cultura portuguesas mas também do consumo (a moda) e da produção (economia).

Play - DOP
Género: Cultura Class.: Todos RTP2

Um projeto documental, da autoria de Anabela Saint-Maurice, que alerta para a importância do DOP (Denominação de Origem Protegida) nos produtos tradicionais portugueses. Vivemos uma época em que se atribui grande importância à exportação de produtos tradicionais portugueses. Para competir no mercado externo, o produtor sabe da vantagem em obter a certificação de origem para o seu produto. Por outro lado, aos olhos do consumidor, o produto "DOP" (com Denominação de Origem Protegida) apresenta-se como um artigo seguro, específico, produzido segundo determinadas regras numa dada região de Portugal. O "DOP" - utilizado como símbolo e marca de uma zona - ganhou importância por razões várias. Nada "é tradicional" por acaso. As tradições remetem-nos para a geografia, a economia e para as circunstâncias da História. Foi a globalização da economia, a pressão da distribuição (sobre o produtor) e do fator preço (sobre o mercado) que em contracorrente despoletou a necessidade de proteger antigos modos de fazer. O "DOP" é assim reflexo do nosso tempo. Tema vasto, o "DOP" é neste projeto o ponto de partida para se falar da tradição e da cultura portuguesas mas também do consumo (a moda) e da produção (economia).

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