Play - Portugueses pelo Mundo - Comunidades

Género: Cultura

Class.: Todos

RTP1

Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", continuamos a conhecer algumas comunidades portugueses no Brasil e desta vez paramos na cidade brasileira de São Paulo.
O lusodescendente Paulo Machado, de 57 anos, que trabalha como economista e publicitário, é o primeiro a levar-nos nesta viagem para conhecer alguns dos locais ligados à comunidade portuguesa, como o Pateo do Collegio ou os monumentos de Pedro Álvares Cabral e do Padre Manuel da Nóbrega que existem no famoso parque de Ibirapuera. Com ele ficamos a conhecer outra lusodescendente que faz alheiras e que são um verdadeiro sucesso nas redes sociais.
Nesta visita a São Paulo temos uma paragem obrigatória na Casa de Portugal de São Paulo, da qual é vice-presidente. O fim da tarde está reservado para um jantar de amigos, com um sabor bem português. É em casa que Paulo nos fala da sua ligação a Portugal e da importância que o país tem para si. A viagem continua, desta vez para conhecer com a fadista Maria de Lourdes dos Santos, de 71 anos, natural de Viseu. É no Parque do Povo, onde costuma caminhar, que a conhecemos. Dali seguimos para o Edifício Itália, onde subimos ao topo para contemplar a vista da cidade. É na Quinta do Olivardo, em São Roque, que continuamos a descobrir um pouco mais da portugalidade de São Paulo. A noite está reservada para uma sessão de fados de Maria de Lourdes, no restaurante Cais do Porto, onde nos despedimos.
É na avenida Paulista, uma das mais famosas de São Paulo, que nos encontramos com David Seromenho, de 43 anos, natural de Faro, onde trabalha como consultor de comunicação. Na Av. 25 de março, um dos maiores centros comerciais a céu aberto da América Latina, ficamos a conhecer algumas curiosidades da cidade. Dali seguimos para o Mercado Municipal de São Paulo para provar iguarias locais. É na companhia de amigos portugueses, no Periquita Gin Club, que nos fala de Portugal e do futuro.
MAIS INFOSão Paulo Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo...
No mundo não é difícil encontrar casos de portugueses de sucesso nas mais diversas áreas, como empresários, artistas, entre outros. São eles que levam o nome de Portugal longe, fazendo sempre questão de mostrar o orgulho das suas origens e na portugalidade. Nesta décima temporada, vamos acompanhar gerações de emigrantes, conhecer famílias, histórias e casos de sucesso, sem nunca descurar a imagem de marca do programa: mostrar o mundo e a comunidade através do olhar dos portugueses. São eles que nos vão levar numa viagem pelos Estados Unidos da América, Brasil e Europa, numa série de episódios especiais. Este regresso do programa marca a aproximação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Em cada programa três histórias irão cruzar-se, sempre com dois pontos em comum: Portugal e a comunidade portuguesa: um português que esteja na comunidade há várias décadas, um lusodescendente e um emigrante mais recente na comunidade. Juntos vão contar-nos as suas experiências, partilhando a forma como chegaram, como se adaptaram e como vivem hoje em dia. Com eles vamos mostrar a forma como a portugalidade está espalhada pelo mundo, provando assim que somos bem mais do que os 11 milhões que as estatísticas nos apresentam. Prepare-se porque a viagem vai começar...

Play - Portugueses pelo Mundo - Comunidades
Género: Cultura Class.: Todos RTP1

Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo...