Play - Bom Dia, Em Que Posso Ser Útil?

Duração: 51min

Género: Informação

Class.: Todos

RTP2

Bom Dia, Em Que Posso Ser Útil? A atividade dos ?call center?... considerado para alguns como a ?escravatura? do século XXI









A Ana ainda não perdeu a esperança de ser arqueóloga; a Maria do Carmo trabalhou uma vida nos lanifícios para acabar desempregada aos 44 anos; o Jaime já decidiu que vai ser dançarino e emigrar; o João adora o que faz e não pensa em mudar. Os quatro têm idades, percursos e projetos de vida diferentes, mas algo em comum: são todos operadores de ?call center?.
A Ana, a Maria do Carmo, o Jaime e o João são alguns dos protagonistas de um documentário que nos leva ao mundo dos call centers portugueses, um mundo onde já trabalham cerca de 50 mil pessoas mas que é quase desconhecido de quem está ?do lado de cá da linha?.
O ?call center? é o equivalente tecnológico e ?limpo? da ?linha de montagem? fabril. Um assistente de call center pode passar 8 horas por dia fechado num cubículo a olhar para um computador, sem nenhum outro contacto com o mundo ?cá de fora? senão um microfone e um par de auscultadores. Oito horas a dar informações, a resolver problemas ? ou não! ? a vender produtos, a fazer inquéritos; a ouvir desabafos, confidências e palavrões; a aturar de tudo: gente simpática, educada, malcriada, irritada e impaciente? Oito horas com um sorriso na voz!

Play - Bom Dia, Em Que Posso Ser Útil?
Género: Informação Class.: Todos RTP2

A atividade dos ?call center?... considerado para alguns como a ?escravatura? do século XXI









A Ana ainda não perdeu a esperança de ser arqueóloga; a Maria do Carmo trabalhou uma vida nos lanifícios para acabar desempregada aos 44 anos; o Jaime já decidiu que vai ser dançarino e emigrar; o João adora o que faz e não pensa em mudar. Os quatro têm idades, percursos e projetos de vida diferentes, mas algo em comum: são todos operadores de ?call center?.
A Ana, a Maria do Carmo, o Jaime e o João são alguns dos protagonistas de um documentário que nos leva ao mundo dos call centers portugueses, um mundo onde já trabalham cerca de 50 mil pessoas mas que é quase desconhecido de quem está ?do lado de cá da linha?.
O ?call center? é o equivalente tecnológico e ?limpo? da ?linha de montagem? fabril. Um assistente de call center pode passar 8 horas por dia fechado num cubículo a olhar para um computador, sem nenhum outro contacto com o mundo ?cá de fora? senão um microfone e um par de auscultadores. Oito horas a dar informações, a resolver problemas ? ou não! ? a vender produtos, a fazer inquéritos; a ouvir desabafos, confidências e palavrões; a aturar de tudo: gente simpática, educada, malcriada, irritada e impaciente? Oito horas com um sorriso na voz!

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