Programas tv

O Conde d´Abranhos

O Conde d´Abranhos

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

O Conde d´Abranhos

Episódio 13 de 13 Duração: 50 min

Ficou para a história a governação de Alípio Abranhos. As primeiras medidas mostraram logo como era eficiente e preocupado com o Império, a Moral e a Civilização.

A primeira decisão com modernização dos portos africanos e de imediato destacou o Doutor para Moçambique para proceder á reorganização dos serviços naquela província. Houve quem dissesse que desterrara o amigo mas só quem não percebia a sua dimensão de estadista levantou essas lebres mal corridas. Assim como a história da nomeação do padre Augusto como capelão da Marinha. Bem se sabe como é um dos sectores das forças armadas onde avulta o paganismo e o pecado. Nada como o melhor sacerdote que ele conhecia para trazer ao rebanho
do Senhor aquelas ovelhas tresmalhadas. Promovido foi também o bacharel que andava metido com a Fradinho. Aí sim, num impulso moral resolveu afastar o mafarrico das carnes suculentas da dama e lá marchou para os Açores resolver os contenciosos da capitania. O que ninguém percebeu foi a desmedida amizade pelo Dr.Fradinho. Tornou-o seu chefe de gabinete. O homem impava de satisfação e a Fradinho exultava de agradecimento. De tal forma que rapidamente esqueceu o bacharel, quando o senhor ministro teve a bondade de olhar para ela.

Políticamente a primeira decisão que tomou não teve êxito. Propôs uma expedição portuguesa ao pólo norte. Não havia verbas mas o rei impressionado com a ideia chamou-o à Ajuda. Quando saiu era conde. Conde d´Abranhos para o mundo, Lipinho para os amigos.

Ficha Técnica

Título Original
O Conde d´Abranhos
Intérpretes
Paulo Matos, Sofia Alves, NIcolau Breyner, Rui Luis, Helena Coelho, Henrique Viana, entre outros
Realização
António Moura Mattos
Produção
Antinomia Prods.
Autoria
Francisco Moita Flores, baseado na obra de Eça de Queiroz
Música
Paco Bandeira
Ano
2000
Duração
50 minutos