Programas tv

Fuga

Fuga

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Pedro, desesperado,foge, sem saber que no dia seguinte a revolução iria estalar e todos os medos desapareceriam...

"Fuga", baseado na novela do escritor Mário de Carvalho, é um telefilme cuja ação se passa em quatro planos:
Em tempo real de ação, em "flashbacks", num tempo em que acontecem cenas antevistas pelo protagonista e num tempo em que ele imagina cenas que poderão acontecer. A este último tempo pertencem as cenas de tortura, que ele imagina.
Pedro, o protagonista, é um jovem vulgar, de aparência frágil, viúvo de Marília, aspirante a escritor e que sem ser um forte revolucionário, colaborava na pequena desestabilização, metendo panfletos nas caixas do correio, redigindo comunicados, fazendo trabalho de aliciamento político nas cooperativas, colaborando em cineclubes.
E, na noite de 24 de Abril, Pedro recebe a notícia de que a sua casa foi assaltada pela PIDE e tem ordens para passar à clandestinidade. Pedro, desesperado, foge, procurando uma saída, sem saber que no dia seguinte a revolução iria estalar e todos os medos desapareceriam.
A realização do telefilme está a cargo de Luís Filipe Costa, que adaptou também o guião para linguagem cinematográfica, procurando traduzir na imagem um país sem graça onde eram perseguidos todos aqueles que afrontavam o regime.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
Fuga
Intérpretes
Diogo Infante, Margarida Marinho, Margarida Carpinteiro, Rogério Jacques
Realização
Luís Filipe Costa
Produção
Luís de Freitas
Autoria
Luís Filipe Costa e Mário de Carvalho
Música
Luís Cília
Ano
1999
Duração
63 minutos