Programas tv

Serenata à Chuva

Serenata à Chuva

Géneros

  • Filmes - Musical

Informação Adicional

Do seu irresistível romantismo à sua evocação nostálgica, passando pelo seu delirante sentido de comédia e sátira, um dos mais completos, perfeitos e deslumbrantes musicais da História do Cinema

Numa noite de gala em Hollywood, o célebre ator Don Lockwood é obrigado pela multidão a contar a história da sua vida de ator e como conheceu, a agora célebre, atriz Kathy Selden. Tudo começa quando o Cinema Mudo vê chegar ao fim a sua era de glória com o aparecimento do Sonoro. Don, que não passava de um duplo pouco habilidoso, começa a ter papeis de relevo graças à insuportável vedeta da altura, Lina Lamont. O aparecimento do Sonoro obriga os produtores do estúdio a transformar um melodrama romântico de "capa e espada", que estava em rodagem, num musical. Don e o seu amigo Cosmo souberam preparar-se para os novos desafios do Sonoro, mas Lina julgava que podia continuar a ser uma grande vedeta com a péssima voz e dicção que tinha, isto para além de ser totalmente incapaz de cantar. Um dia, numa festa, Don conhece uma rapariga, Kathy, por quem se apaixona e que ajuda a arranjar trabalho no seu estúdio. Apesar das suas qualidades Kathy limita-se a dobrar a caprichosa Lina com a sua fabulosa voz. Um dia, porém, Don decide dar a conhecer ao Mundo o verdadeiro talento por detrás da acabada vedeta do Mudo e Kathy transforma-se ela própria numa grande vedeta do cinema.

"Serenata à Chuva", realizado pela célebre dupla Gene Kelly e Stanley Donnen, tem sido e será sempre considerado como um dos mais completos, perfeitos e deslumbrantes musicais da História do Cinema. Produzido pela MGM e pelo fabuloso Arthur Freed, igualmente responsável pelas letras das canções, "Serenata à Chuva" tem argumento de dois grandes nomes do anos 50, Adolph Green e Betty Comden, e música de Nacio Herb Brown. Realização de um vigor, uma inteligência e uma inventiva sem precedentes na época, "Serenata à Chuva" não é apenas uma série de números musicais ligados por um enredo esquemático e simples, mas uma obra cuja estrutura ficcional vai beber diretamente a factos e situações verídicas, ligadas ao próprio cinema, que articula com o canto e a dança de forma portentosa. Do seu irresistível romantismo à sua evocação nostálgica passando pelo seu delirante sentido de comédia e sátira "Serenata à Chuva" é uma obra-prima a vários títulos, desde logo marcada pelo fabuloso elenco reunido por Kelly e Donen: Debbie Reynolds, Donald O¿Connor, Cyd Charisse, Jean Hagen e Rita Moreno. Depois Gene Kelly no auge da sua forma domina o filme, e na memorável sequência da dança à chuva cria um dos momentos mais lendários e fulgurantes da História do Cinema Musical.

Ficha Técnica

Título Original
Singin´ in the Rain
Intérpretes
Gene Kelly, Donald O´Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell, Cyd Charisse
Realização
Gene Kelly e Stanley Donen
Produção
Arthur Freed
Autoria
Betty Comden e Adolph Green
Música
Nacio Herb Brown
Ano
1952
Duração
101 minutos