Programas tv

Cinema Paraíso

Cinema Paraíso

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme do cineasta italiano Giuseppe Tornatore, um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados

Roma, 1980. O famoso cineasta Salvatore Di Vitta recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo. Salvatore, ou Totó como era conhecido em criança, regressa à sua aldeia natal na Sicília onde é invadido por recordações da infância, de um tempo em que vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Alfredo, que o deixava ver todos os filmes, ocupava de certa forma o papel do pai, desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, e acabou por contribuir para a sua carreira como cineasta.

Filme da vida para toda uma geração e grande sucesso da época, Cinema Paraíso suscitou nos espectadores do mundo inteiro um sentimento especial de ternura e saudade, por um tempo que já não existe, por um passado feito de fotogramas de cinema. Conciliando a tradição do cinema popular transbordante de generosidade e referências cinematográficas, Cinema Paraíso tornou-se ao longo dos anos, entre risos e lágrimas, um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados.
Filme vencedor de inúmeros prémios, entre eles o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes, e o prémio BAFTA para Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Música e Melhor Argumento Original.

Ficha Técnica

Título Original
Nuovo Cinema Paradiso
Intérpretes
Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Jacques Perrin, Antonella Attili, Pupella Maggio
Realização
Giuseppe Tornatore
Produção
Les Films Ariane (Franco Cristaldi, Giovanna Romagnoli)
Autoria
Giuseppe Tornatore
Música
Ennio Morricone, Andrea Morricone
Ano
1988
Duração
122 minutos