Programas tv

A Maluquinha de Arroios

A Maluquinha de Arroios

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

A célebre peça de André Brun interpretada pela Companhia do Teatro Experimental de Cascais em 1977, numa encenação de Carlos Avilez

"A Maluquinha de Arroios" é a célebre peça de André Brun, uma comédia de costumes estreada em 1919 no Teatro República com Ângela Pinto, Chaby Pinheiro e todos os "monstros sagrados " da idade de ouro do teatro português e que foi nos anos sessenta um êxito enorme da grande actriz Mirita Casimiro, em Cascais.
Na reposição desta famosa peça, em 1977, a Companhia do Teatro Experimental de Lisboa interpreta a célebre peça, numa encenação de Carlos Avilez.
Representada por: Marília Costa, João Vasco, Linda Silva, António Marques, Helena Isabel, Augusto Leal, Fernanda Coimbra, Baltazar Esteves, Ruy Matos, Luisa Salgueiro, entre outros.

Baltasar Esteves, o "Esteves do Bacalhau" fez fortuna ao balcão a vender bacalhau, grão e batatas. É casado com a Capitulina e tem um filho e uma filha. O filho é um poeta, a filha lá conseguiu casar com um visconde.
Baltasar Esteves é também dono de vários prédios em Lisboa, entre os quais um, em Arroios, onde vive Alzira de Meneses, a quem todos chamam "a maluquinha de Arroios".
Alzira de Meneses, para além de ser um pouco destrambelhada é também uma mulher deslumbrante por quem todos os homens perdem a cabeça.
E isso vai acontecer ao Baltasar, ao filho e ao genro. Para aumentar a confusão e as trapalhadas, há ainda a D. Perpétua, manicura, calhandreira e alcoviteira; Aniceto Abranches, um procurador romântico; o pai da maluquinha, um estroina do pior; a mãe da maluquinha, meia louca e apaixonada, vários criados e ainda um macaco que se enfurece quando chove.

Ficha Técnica

Título Original
1977
Intérpretes
Marília Costa, João Vasco, Linda Silva, António Marques, Helena Isabel, Augusto Leal, Fernanda Coimbra
Realização
Victor Manuel
Produção
RTP/Preto Pacheco
Autoria
André Brun
Ano
1977
Duração
95 minutos