Programas tv

Os Fidalgos da Casa Mourisca

Os Fidalgos da Casa Mourisca

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

Um romance de Júlio Dinis de transição entre o Romantismo e o Realismo

Os Fidalgos da Casa Mourisca estão arruinados. Uma má gestão e o orgulho de D. Luís levaram a propriedade a esta situação.
Porém Jorge, o filho mais velho, não está contente com isso e decide pedir ajuda a um agricultor que prosperou: o Tomé da Póvoa.
Ora Tomé da Póvoa tem uma filha, que foi educada fora da aldeia e que regressa a casa. Jorge apaixona-se por ela. Mas o orgulhoso e inflexível D. Luís, pai de Jorge, não concorda nem com a recuperação económica proposta por Jorge, nem com a paixão que ele nutre por uma plebeia.
Centrada numa problemática muito à século XIX, com uma classe aristocrática que vai perdendo os seus privilégios para uma burguesia emergente, esta peça, adaptada por Alice Ogando do famoso romance de Júlio Dinis, é um excelente retrato de uma ruralidade do interior que está a desaparecer com a globalização.

Realizada por um dos grandes nomes da televisão portuguesa, Pedro Martins e interpretada por Fernando Gusmão, Mário Pereira, Ivone Moura, Mariana Vilar, Maria Cristina, Tomás de Macedo, Emílio Correia, Paulo Renato, Ruy de Carvalho e Alexandre Vieira, esta peça tem a curiosidade de nos mostrar um Nicolau Breyner muito jovem.

Ficha Técnica

Título Original
Os Fidalgos da Casa Mourisca
Intérpretes
Fernando Gusmão, Mário Pereira, Ivone Moura, Mariana Vilar, Maria Cristina, Tomás de Macedo, Emílio Correia, Paulo Renato, Ruy de Carvalho, Alexandre Vieira
Realização
Pedro Martins
Autoria
Júlio Dinis (romance), Alice Ogando (adaptação)
Ano
1963
Duração
105 minutos