Programas tv

Quando os Lobos Uivam

Quando os Lobos Uivam

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

O Regime da ditadura, estabeleceu novas regras, mas o povo não baixou os braços!

"Quando os Lobos Uivam", uma série baseada no romance homónimo de Aquilino Ribeiro, adaptada por Francisco Moita Flores. Retrata a saga dos beirões em defesa dos terrenos baldios durante a ditadura, nos finais dos anos 40 e início dos anos 50.

Anos 50. Beira Alta. Nas fráguas da serra dos Milhafres existe o lugar de Rochambana. Um casebre ladeado por menos de dois hectares de terra onde o velho Teotónio Louvadeus vive com a terra, e com a serra, velho lobo eremita que esgravata dali o alimento e o engenho para conviver em paz com a sua solidão.
Teotónio Louvadeus tem a força do granito e por entre as gentes daqueles lugares perdidos, e escondidos nas lapas da serrania, corre à boca pequena que tem pacto com o Diabo: fala com os lobos que ameaçam outros lugares e rebanhos, mas que vêm comer à mão do velho. Não se importa com os boatos. Apenas teme a venatória. A guarda sabe que não tem igual caçador furtivo nas redondezas.
Há mais de 10 anos que o filho Manuel partiu para o Brasil. Em Arcabuzais deixou a mulher, Filomena, e dois filhos Jorgina e Jaime com a jura de regressar rico, pelo menos remediado, com dinheiro suficiente para matar de vez a fome, essa doença ruim que pairava como ameaça sobre a multidão de humildes que nascia e vivia na serra de Milhafres.
O velho Teotónio sonhava com o dia em que podia abraçar o filho, e como não rezava a Deus, rogava à serra, que a serra tinha a generosidade das mães, que lho enviasse de volta. Talvez fosse por suplicar tanto que Manuel Louvadeus regressou. Não trazia fortuna, é certo, mas regressava menos pobre do que no dia em que deixara Arcabuzais.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
Quando os Lobos Uivam
Intérpretes
Carlos Santos, António Capelo, Marco d´Almeida, Maria João Luís, Patrícia André, Orlando Costa, José Cândido Ferreira, Nicolau Breyner, Filomena Gonçalves, Almeno Gonçalves, António Fonseca, Adriano Carvalho, António Montez
Realização
João Cayatte
Produção
Antinomia
Autoria
Francisco Moita Flores, Aquilino Ribeiro
Ano
2006
Duração
50 minutos