Programas tv

Quando os Lobos Uivam

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º10

Episódio 10 de 12 Duração: 50 min

É grande a indignação do povo. Vão à Câmara pedir a Labão que mande a polícia libertar Teotónio Louvadeus. Rosa Maria vai mais longe. Ameaça. É no meio da balbúrdia que chega Pirraça. Puxa por Gaudêncio que vem jurar ter visto o Bruno Lêndeas na estrada para Trancoso com um grupo de ciganos. Enfeitiçado por uma cigana que lhe dera uma mezinha. A explicação é boa para o povo, é boa para Labão. Este propõe a Gaudêncio ir ao Posto contar tudo o que viu. Gaudêncio concorda. E nunca mais se fala de Bruno Lêndeas.

Passam-se longos meses. Manuel Louvadeus e Manuel do Rosário saem finalmente da prisão. Despedem-se um do outro à beira da estrada, no sítio onde Gaudêncio vem buscar Manuel do Rosário para o levar a salto até França. Manuel Louvadeus segue para Bouça do Rei. Entra na taberna. Bebe um copo com Nacomba, inteira-se dos progressos da florestação e da miséria que vai pela terra. O governo ganhou.
Manuel do Rosário a caminho da fronteira com Gaudêncio. Juntam-se-lhes dois companheiros de viagem. Gaudêncio, cauteloso, ainda assim não deu por dois guardas-fiscais que os espreitam na sombra de um rochedo. Um dos guardas parte a avisar o Cabo. Mais à frente, já com Espanha à vista, ajeitam-se como podem, camuflados por uma árvore. Esperam pela noite para arriscarem a passagem.
Em Bouça do Rei, Montalto dispensa o Sargento. Manuel Louvadeus chega a casa. A alegria de rever mulher e filha tolda-se com a notícia da hipoteca que a família foi forçada a fazer. Vai à Rochambana. Pede perdão ao pai por não ter estado presente. Jaime, contente, vai buscar Rosa e anuncia que a pediu em casamento. Manuel confirma que a única solução que lhe resta é ir ao Brasil buscar o ouro que lá deixou. Vai à vila pedir conselho a Rigoberto. Decide-se a partir.

Ficha Técnica

Título Original
Quando os Lobos Uivam
Intérpretes
Carlos Santos, António Capelo, Marco d´Almeida, Maria João Luís, Patrícia André, Orlando Costa, José Cândido Ferreira, Nicolau Breyner, Filomena Gonçalves, Almeno Gonçalves, António Fonseca, Adriano Carvalho, António Montez
Realização
João Cayatte
Produção
Antinomia
Autoria
Francisco Moita Flores, Aquilino Ribeiro
Ano
2006
Duração
50 minutos