Programas tv

Bocage

GUERRA DOS VATES

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

GUERRA DOS VATES

Episódio 3 de 8 Duração: 60 min

A carreira de Bocage como poeta ganha fôlego com a sua admissão na Nova Arcádia. Em Maio de 1791, publica ?Idílios Marítimos recitados na Academia de Belas Letras? e ?Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina?. É também deste período a impressão das suas rimas que irão merecer uma crítica feroz do até aí seu amigo, o Padre Agostinho Macedo no Jornal Enciclopédico, que se referiu a Bocage como ?frio, monótono e pouco feliz no uso dos epítetos, servindo¬ se de muitos deles forçadamente e contra o génio e estilo da nossa língua.?
A 29 de Abril de 1793, a Arcádia é convidada para uma sessão extraordinária no Paço da Ajuda em comemoração pelo nascimento de Maria Teresa, primeira filha do príncipe D. João. Pina Manique repara em Bocage, em quem julga detectar a influência da revolução francesa, que combate ferozmente. Começa a ver a Nova Arcádia como uma potencial ameaça à estabilidade do reino.
A sessão não podia correr pior. Acabando com o desentendimento entre Bocage e Agostinho que alastra para os encontros seguintes da Nova Arcádia no Palácio de Pombeiro. O ?Almanaque das Musas?, espécie de boletim oficial, começa a encher-se de poemas cada vez mais ácidos, onde Bocage critica e satiriza os arcades.
Em 1794, a polémica está no auge e a Nova Arcádia transformada num campo de batalha. Pina Manique assiste sentado, sem mexer um dedo, àquilo que acredita ser a rápida implosão de uma gangrena de ideias perigosas. Diverte-o ver que o choque da vaidade dos arcades faz sozinho o trabalho de muitos polícias.

Ficha Técnica

Título Original
Bocage
Intérpretes
Miguel Guilherme, Carla Bolito, Henrique Viana, Margarida Marinho, João Saboga, Manuel João Vieira, Maria João Luís, Bruno Bravo, Fernando Luís, João Vaz, Anabela Teixeira
Realização
Fernando Vendrell
Autoria
Filipe Homem Fonseca e Nuno Duarte
Música
Manuel Paulo Felgueiras
Ano
2006
Duração
60 minutos