Programas tv

Bocage

O ALMOCREVE DAS PETAS

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

O ALMOCREVE DAS PETAS

Episódio 5 de 8

Em Setúbal, os tios, irmãos e primos de Bocage nomeiam procurador o advogado Simão Ferreira para se opor à execução de penhora dos bens do bacharel José Luis Soares de Barbosa, sob o argumento de que pertenceriam aos herdeiros de Clara Francisca Lustoff du Bocage, já falecida, e não ao executado, como alegava o Estado. O irmão de Bocage toma a iniciativa de obter procuração de todos os interessados na preservação da herança do pai, e consegue-o de todos, menos de Bocage. Desvendam-se as razões do afastamento de Bocage da sua família, um caso mal resolvido de amores do poeta por Maria Gertrudes, esposa actual do irmão, na mesma altura que o seu pai era levado para a prisão do Limoeiro, vítima de uma trama política.
Bocage depara-se com uma situação que o deixa indignado: José Daniel Rodrigues da Costa era o poeta mais popular de Lisboa. Estava sobre a protecção de António Joaquim de Pina Manique, administrador da Alfândega das Sete Casas, irmão e ajudante do Intendente. Nomeado administrador das Quatro Portas da Cidade e ramo de Belém, por favorecimento político, José Daniel levava uma vida folgada e tinha muito tempo para se dedicar aos versos. Juntara-se à Nova Arcádia depois de Bocage sair, revelando os primeiros indícios do que viria a ser uma aproximação efectiva do Intendente à agremiação. Começa a publicar o Almocreve das Petas, obra em folheto que saía sem periodicidade, mas em intervalos curtos, contando em versos casos que aconteciam na cidade e que se ouviam à porta das boticas e botequins. Como criticava os poetas que cultivavam a língua, Bocage irritou-se com José Daniel, a quem chamou de ?machucho poetarrão?.
Meter-se directamente com o irmão do Intendente não ajuda à causa de Bocage.

Ficha Técnica

Título Original
Bocage
Intérpretes
Miguel Guilherme, Carla Bolito, Henrique Viana, Margarida Marinho, João Saboga, Manuel João Vieira, Maria João Luís, Bruno Bravo, Fernando Luís, João Vaz, Anabela Teixeira
Realização
Fernando Vendrell
Produção
David
Autoria
Filipe Homem Fonseca e Nuno Duarte
Música
Manuel Paulo Felgueiras
Ano
2006