Programas tv

Artes de Rua

Patins em Linha

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Patins em Linha

Episódio 6 de 14 Duração: 30 min

Ao contrário da ideia generalizada, os Patins em Linha surgem bem antes dos Patins comuns de quatro rodas!
Usados como meio de transporte para curtas distâncias, a sua primeira utilização está registada no ano de 1743, como uma adaptação terrestre dos Patins de Gelo. O inventor perdeu-se na história.
A primeira patente foi registada em França em 1819, pelo Sr Petibled.
Nessa altura começam a ser usados nos treinos de Patinagem Artística, sempre que não era possível ter uma pista em gelo!

Em 1910 passam a ser construídos com botas, com o intuito de melhorar a sua performance no Hóquei em Patins.

Entre os anos 60 e 80, os Patins de 4 rodas comuns acabam por vingar: Na rua são moda, associados à cultura do Disco Sound! Madonna recriou esse ambiente no videoclip do seu tema "Sorry".
Já nos anos 80, em Chicago, os patins em Linha voltam à carga: Surgem os primeiros modelos com a roda da frente e a de trás avançadas, tal como nos Patins de Gelo.
Na mesma década, Scott e Brennan Olso, formam a Rollerblad Inc. que viría a ser uma referência no desenvolvimento de uma Indústria de Patins em Linha. Com 2, 3 ou 4 rodas, botas maiores ou mais pequenas, mais pesadas ou mais leves, com travões ou sem travões; Tudo foi testado para melhorar a sua performance. No final dos anos 90 esta já era uma indústria em grande expansão.
O primeiro Campeonato Mundial de Patins em Linha aconteceu na Alemanha em 2002, e mantém-se até hoje!
Usados em várias modalidades. Corrida de Patins, Patinagem Artística, Hóquei em Patins, Dança, Freestyle, Slide, Free Riding, ou simplesmente para passear com a família, são também uma Arte de Rua!

Ficha Técnica

Título Original
Artes de Rua
Realização
João Paulo Silva
Produção
Panavideo
Autoria
João Paulo Silva
Ano
2009
Duração
30 minutos