Programas tv

Dificilmente o que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar

Dificilmente o que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Esta é uma história sobre Alberto Carneiro...

Alberto Carneiro é escultor. Nasceu na zona rural nortenha de São Mamede do Coronado. Aí exerceu o ofício de santeiro durante vários anos, antes de iniciar um percurso artístico que o transformaria num dos mais importantes artistas da sua geração.Hoje habita no mesmo lugar onde nasceu, num "regresso a casa" que é também um retorno aos lugares físicos e afectivos que influenciaram as suas propostas artísticas: as coisas da terra e o mundo agrícola e rural do Vale do Coronado.
A sua obra tem-se desenvolvido, desde o início da sua actividade, por um trabalho com e na natureza. O seu trabalho faz uma importante reflexão sobre a paisagem enquanto entidade natural e cultural que nos rodeia, e da qual fazemos parte.
Esta é uma história sobre Alberto Carneiro, vista a partir de O Canavial: memória-metamorfose de um corpo ausente, trabalho de 1968, assumido como eixo em torno do qual se constrói uma narrativa que sobrepõe os ritmos quotidianos da sua vida à sua obra e, no limite, torna o homem indistinto do próprio escultor.

Ficha Técnica

Título Original
Dificilmente o que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar
Realização
Olga Ramos
Produção
Laranja Azul
Autoria
Catarina Rosendo e Olga Ramos
Ano
2008
Duração
48m minutos