Programas tv

Atlântida Açores

Atlântida - Das Lusofonias às Romarias no

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Atlântida - Das Lusofonias às Romarias no " Atlântida"

Episódio 6 de 0

Em tempo de Quaresma, o povo micaelense, oferece um dos mais belos exemplos da sua crença, espiritualidade e fé, que há séculos alimenta a alma popular, pelos caminhos e paróquias de São Miguel, no cumprimento de uma verdadeira peregrinação, na ânsia de uma paz interior, de introspeção e penitência.
Tudo terá começado em Vila Franca do Campo, com o sismo de 22 de Outubro de 1522, que soterrou cerca de 5000 pessoas, motivando rápida e espontaneamente, a vontade dos sobreviventes rezaram coletivamente. Todos os anos naquela data, o povo dirigia-se à ermida de Nossa Senhora do Rosário, para orarem em romaria. Com o tempo esse gesto estendeu-se às paróquias de toda a ilha de São Miguel. São os romeiros do silêncio.
Destaque especial, na edição do " Atlântida " de sábado, dia 16 de Março às 16h (hora dos Açores) ao fenómeno das romarias, com a reportagem, sobre o "encontro da família" do Rancho de Algarvia - Nordeste, em Santa Clara; memórias, e a experiência vivida do irmão-mestre, José Maria Sousa, do rancho de romeiros da freguesia dos Arrifes. Igualmente, distinguimos o livro de fotografia " Romeiro, Porque Caminhas" de Eduardo Borges, recentemente apresentado. Não faltarão trabalhos de artesanato do Mestre, Eduardo Câmara, da Ribeira Grande e dos alunos de Gabriel Couto, da escola Roberto Ivens.
A merecer atenção especial o 19º colóquio da Lusofonia que decorre na Maia - São Miguel, e em que será homenageado, o poeta, escritor, dramaturgo, Álamo Oliveira. Convidados membros da organização, autores e responsáveis pela política cultural do país nas comunidades, o dramaturgo açoriano, Norberto Ávila e o escritor açoriano a residir nos E.U.A., Doutor Cota Fagundes, que vai apresentar em breve o livro autobiográfico, "No Fio Da Vida "
A animação musical será do grupo " Cantares D`Outrora" que apresenta temas do seu mais recente Cd: "Foia Mio Taião".
Contamos com a sua participação através do email: "atlantida.acores@rtp.pt "ou em direto pelo telefone: (351) 296 202 767.
O " Atlântida " é um programa da RTP Açores, para a RTP Madeira e RTP Internacional, com produção de Victor Toste, realização de Emanuel Macedo e apresentação de Sidónio Bettencourt

Ficha Técnica

Título Original
2013
Produção
RTP-Açores
Ano
2013
Série
V