Programas tv

Bem-vindos a Beirais

O Debate

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

O Debate

Episódio 20 de 80

Diogo prepara-se para um debate decisivo com Agostinho. Tem vários projetos como a reparação do pavimento rodoviário e iluminação das ruas, mas neste ultimo ponto, Tozé e Hortense são da opinião que isso é coisa de cidade e preferem manter a escuridão da aldeia, adormecer com a noite e acordar com o sol. Diogo tenta também a simpatia do voto de Viriato, mas este mantém o sigilo alertando que simpatia não é suficiente para o convencer e não confirma se estará ou não presente no debate. Diogo sente-se pouco apoiado.
Entretanto Fernando e São conspiram um plano para que São chegue a Presidente da Junta de Freguesia de Beirais, para isso, Fernando propõe uma aliança secreta a Carlos, denunciando um acordo fraudulento de Agostinho com empreiteiro, fala-lhe de um documento que o comprova e sugere que a candidatura de Diogo se apodere desse documento o quanto antes. Já que São não tem popularidade para enfrentar quer Agostinho, quer Diogo, Fernando aposta na eleição de Diogo para depois poder agir, convencido que Diogo não cumprirá as promessas eleitorais provocando desilusão no seio dos beiralenses.
Carlos partilha a fraude de Agostinho, ambos sabem que Fernando quer tramar Agostinho para beneficiar São, mas concordam em convencer Júlio a fazer uma visita a Agostinho.
Júlio e Carlos vão ao gabinete de Agostinho e acusam o presidente atual de ter entregue vários trabalhos a um empreiteiro como pagamento por obras que ele fez em sua casa. Agostinho acha muito conveniente que seja feita esta acusação logo no dia em que se dá o debate. Agostinho para não manchar a sua imagem face à ameaça de Júlio levá-lo para a esquadra até ter um mandato judicial para abrir o cofre do seu gabinete, acaba por aceder ele próprio abri-lo. Mostra-lhes o papel, e sob o olhar perplexo dos dois, rasga o documento e engole-o com a ajuda de um copo de água. Os dois tentam impedi-lo mas não conseguem.

Os habitantes de Beirais assistem a um debate fervoroso entre Agostinho e Diogo. Diogo acusa Agostinho de falta de transparência com as contas da Junta de freguesia, ao que Agostinho, sentindo-se achincalhado, responde levantando uma cadeira do chão para lançar em Diogo.
Júlio e Vítor discutem sobre quem é a autoridade que deve estar ali presente. O confronto físico é evitado por Diogo e Agostinho os interpelam. Joaquim já bebeu algumas cervejas abandona o debate e volta passados uns minutos em ceroulas. Júlio pergunta-lhe o que faz ali naqueles preparos mas é ultrapassado por Vítor que diz que trata dele. Quando Vítor vai agarrar em Joaquim, Júlio lança-se aos colarinhos de Vítor e quando tudo se vai complicar, um grito de ordem e chamada de atenção de Viriato ecoa pela sociedade recreativa colocando todos em silêncio.
No intervalo do debate, Viriato aconselha Diogo a não hostilizar Agostinho. Na segunda parte, Agostinho promete a construção de um polidesportivo e Diogo, promete fazer de Beirais, não a aldeia que um rapaz da cidade deseja, mas a aldeia em que todos querem viver, sem contas por explicar.
Fernando e São festejam a derrota de Agostinho no debate, enquanto na rádio Agostinho visita Carlos e Diogo e promete que as coisas não vão ficar assim...

Ficha Técnica

Título Original
Bem-vindos a Beirais
Intérpretes
Pêpê Rapazote, Oceana Basílio, Dinarte Branco
Produção
SP Televisão
Ano
2013
Série
II