Chefs Academy (I)

Chefs Academy

Géneros:Concursos

Informações Adicionais:

4:3Todo o Público

Aprenda a cozinhar na maior escola de cozinha do país

Este é um formato de cozinha que, além da componente de concurso, pretende ensinar verdadeiramente a cozinhar. Ao longo de 12 semanas, 12 alunos entram na maior escola de cozinha do país onde aprendem com professores que são chefes de cozinha. Esta é a verdadeira oportunidade de mudar de vida, de profissão. Nenhum deles é expulso, mas através de um sistema de pontos um deles será eleito o grande vencedor. Este sistema de pontos baseia-se no esquema de créditos aplicado no ensino atual. Na escola de cozinha, além dos alunos e professores, existe ainda um diretor da escola, um chefe português de ...renome e vários chefes convidados, para formações específicas. Esta aprendizagem não se reduz ao espaço da escola, mas acontece também em aulas exteriores, em locais de grandes produções nacionais, levando todos até à origem dos produtos.CHEFE CORDEIRO, O DIRETOR
A sua presença impõe sempre respeito, como a de qualquer diretor de uma escola. É principalmente a ele que os alunos querem agradar. Ao entrar nas salas de aulas gerará silêncio e deixará os nervos dos alunos à flor da pele. Só intervém com opiniões e sugestões muito raramente, deixando as suas palavras sábias para os momentos de avaliação, criando um distanciamento positivo com os alunos. Nas provas mais complicados e desgastantes poderá dar uma palavra de incentivo. Este homem é o transmontano Chefe Cordeiro, premiado com duas estrelas Michelin e com o respeito de todos os profissionais da área.
PROFESSOR 1: CHEFE KIKO
Kiko Martins, Chefe de Cozinha d´O Talho e autor do livro Comer o Mundo. Kiko (e Maria) decidiram arrancar de malas e bagagens e viajar pelo mundo. Visitaram 26 países e em cada um conviveram com uma família: partilharam a mesa e os sabores. Queríamos perceber os países através da comida, continua Kiko. O resultado foi um livro à medida do projeto, Comer o Mundo, lançado em 2011. N O Talho há talhantes fardados de branco e na montra a carne está pendurada em ganchos. A novidade está nos rolos, nos dim sums ou no puré prontos a levar. Um restaurante paredes meias com um talho.
PROFESSOR 2: CHEFE HENRIQUE SÁ PESSOA
Henrique Sá Pessoa nasceu em Oeiras em 1976. Henrique estudou no Pennsylvania Institute of Culinary Arts, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde obteve um Associate Degree in Specialized Technology. O chefe começou a trabalhar no prestigiado Sheraton Park Lane, em Londres. Desde então passou pelo Sheraton on the Park, em Sidney, na Austrália, pelo Hotel da Lapa, em Lisboa, pelo restaurante Xarope, em Cascais, pelo restaurante La Villa, no Estoril, pelo Bairro Alto Hotel, em Lisboa e pelo restaurante Panorama, no 27º andar do Hotel Sheraton Lisboa e Spa. Já foi chamado o "Jamie Oliver de Portugal" por apresentar o programa "Entre Pratos" na RTP2. Vencedor do concurso "Chefe Cozinheiro do Ano" em 2005, acabou por abrir o seu primeiro restaurante em 2009, dando-lhe o nome de "Alma."
PROFESSOR 3: CHEFE MARLENE
Formou-se na Escola de Hotelaria de Sta Maria da Feira. Atualmente é chefe de cozinha do restaurante Avenue. É casada com o chefe João Sá. Dá aulas na escola de hotelaria. É uma mulher do norte, segura e rigorosa, mas chora com a cebola! (é quase alérgica). Esta paixão iniciou-se aos 12 anos, com o pai. Tinham um talho e faziam distribuição de carnes pelos restaurantes, num deles a chefe era uma mulher muito bonita e Marlene pediu ao pai para trabalhar com ela nas férias. Esteve 2 anos em NY num restaurante português e a partir daí ninguém a parou. Prepara-se para abrir um novo restaurante, uma champanharia.
PROFESSOR 4: CHEFE ANTÓNIO ALEXANDRE
António Alexandre é o chefe executivo Lisboa Marriott Hotel. O chefe tem apostado numa cozinha interventiva na forma e no conteúdo, partindo de uma base tradicional e regional, associando este tipo de cozinha de realidade contemporânea, simples e criativa, que desperte os cinco sentidos em quem a experimenta e partilha. Tirou o Curso de Cozinha e Pastelaria, na Escola de Hotelaria de Lisboa em 1988. Em 1996 fez um estágio de formação em cozinha alemã no restaurante Frosch der Konigin e na cozinha francesa no restaurante Rot-Kohl. Em 1997 fez estágio de formação cozinha italiana. Em 2003 frequentou o Curso Foundation of Leadership no Praga Marriott Hotel e em 2004 Food School no Berlin Marriott Hotel.
CATARINA FURTADO, APRESENTADORA.
É ela quem nos guia pela escola, quem nos narra em off os momentos mais tensos. Cada dia de aulas é lançado pela apresentadora, que anuncia aos alunos o que terão pela frente. Acompanha-os em algumas mas aulas, onde aproveita para aprender umas dicas, conversa com eles durante as provas, quando os sente perdidos ou confiantes. Conversa informalmente com os que estão mais tristes pelos cantos da escola.
mostrar mais

Próximas Emissões

Últimas Emissões

Deste programa:

Ver todos

Episódio 12

1ª PARTE - Semifinal
6 Semifinalistas são recebidos por Catarina e Chefe Cordeiro. A todos é dado o mesmo número de pontos, que terá de ser suficiente para as suas compras na próxima...


Chefs Academy

Episódio 11

Catarina e Chefe Cordeiro recebem alunos na sala de aula. Comunicam que esta é a última semana em que se encontram os 12 em competição. Chegámos ao fim do curso e em breve serão as...


Chefs Academy

Episódio 10

Esta semana para além de uma nova visita de estudo, o Chefe Cordeiro tem alguém muito especial para apresentar aos alunos. Acompanhados pela Catarina Furtado, Chefe Cordeiro e Chefe...


Chefs Academy

Ficha Técnica

  • Título Original: Chefs Academy
  • Com: Apresentação: Catarina Furtado
  • Ano: 2013
  • Temporada: (I)