Programas tv

Uma Mesa Portuguesa... Com Certeza

Rio de Janeiro e Varsóvia

Géneros

  • Entretenimento

Informação Adicional

Rio de Janeiro e Varsóvia

Episódio 10 de 18 Duração: 30 min

Diz que Salazar foi o seu "único rival". A cabeça do Estado Novo rendia-se à ementa da Pousada de Elvas, mas defendia sempre a versão "da Maria dele". Carlos Perico apercebia-se então de estar perante um ditador.
Em Elvas foi instruído na arte de bem cozinhar à maneira abacial, ao mesmo tempo que se lançava no negócio das Antiguidades. E foi a fusão das duas aprendizagens que levou para o Rio de Janeiro.
Restaurante e, simultaneamente, casa de antiguidades, o Antiquarius foi uma ideia de tal modo original que atingiu o estatuto de património da cidade. Os filhos de Carlos enveredaram também pela restauração, tornando o Antiquarius e as marcas que dele nasceram num novo império português, agora dentro do Brasil.
E nos antípodas do clima e do colorido tropical, o mesmo sucesso da gastronomia lusa. No programa, a viagem segue até à capital da Polónia, Varsóvia, e no paladar, a oferta de uma ementa sob o nome Portucale. Este é o restaurante que faz furor no antigo país do bloco de leste e que agora descobre novas comidas nunca provadas. Exemplo? O polvo, que pela sua aparência levantou dúvidas acerca da aceitação pelos polacos e que, afinal, vende toneladas.
Esta e outras curiosidades da grande marca nacional que é a nossa gastronomia na emissão da "Mesa Portuguesa". O programa que o leva a jantar fora. De Portugal.

Ficha Técnica

Título Original
Uma Mesa Portuguesa... Com Certeza
Realização
Ivan Dias
Produção
Duvideo
Ano
2012
Duração
30 minutos
Série
I