Programas tv

O Sábio

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º134

Episódio 134 de 300

Manuela é repreendida pelo diretor do canal, acusa-a de amadorismo. Manuela pede ajuda a Telmo e oferece-lhe o ordenado e função de Graça. Telmo diz-lhe que não pode aceitar devido ao compromisso com os bombeiros. Manuela fica furiosa e despede-o. Romão vai ter com Pedro e acusa-o de ter virado a sua vida do avesso. Trocam acusações e Romão aperta o pescoço a Pedro. António conta a Cremilde que o Romão está em maus lençóis. Foi aberto um inquérito para apurar as responsabilidades pela morte de um homem que estava a trabalhar na sua mina, sem autorização e sem seguro. Carmen conta a Luís que Valentim se disponibilizou para contratar os trabalhadores para o olival. Luís elogia o profissionalismo de Valentim. Carmen dá a entender ao filho que já sabe do final do namoro com Dulce. Luís comenta que não era justo para ela, ele continuar a pensar em Sofia.
Pedro vai visitar Sofia, precisa de ver se ela está bem. Adelaide conta-lhe que a investigação sobre a morte de Luísa a deixa agitada. Pedro comenta que se devem preparar para todos os cenários, pois Cândida pode vir a ser considerada culpada. Romão conta a Manuela que foi avisar Pedro a não se meter mais na sua vida. Manuela acusa-o de ter colocado a vida de Sofia em risco. Romão diz a Manuela que já pode passar no notário para assinar as partilhas. Cândida interrompe a conversa para dizer a Manuela que chegou uma cliente para o Telmo, e que não sabe o que dizer ao cliente.
No quartel fazem a fiscalização aos equipamentos de primeiros socorros. Telmo aparece e pede para falar com Valentim. Conta ao Comandante que foi despedido e gostava de propor passar a dar consultas no quartel. Valentim diz-lhe que deve fazer a proposta ao presidente da ação humanitária dos bombeiros. Telmo fica desanimado, pois considera que Romão irá ficar do lado de Manuela.
Júlia queixa-se a Jorge que se sente cansada, mas ele defende que levar uma vida
ativa, lhe faz muito bem. Júlia sai, mas esquece-se de um envelope em cima da mesa
Entretanto regressa para o vir buscar e ouve um telefonema de Jorge. Fica muito preocupado e pede ao médico para que não deixe Montemor.
Pedro conta a Carmen que Romão o foi visitar e que o ameaçou. Carmen pretende chamar a polícia, mas Pedro convence-a a não o fazer porque Romão não lhe fará mal, sob o risco de fazer mal a Sofia. Carmen fica apreensiva.
Rita e Gabriel planeiam uma surpresa por ocasião do aniversário dela. Gabriel alerta Rita para a possibilidade dos pais dela não gostarem dos moldes do evento, mas Rita diz-lhe que é o seu aniversário por isso será como ela entender.
Adelaide recebe uma encomenda que esperava com ansiedade, é um boneco em tamanho real de bebé. Cristina comenta com Adelaide que ela está a exagerar um pouco no entusiasmo. Adelaide diz-lhe que este bebé vai servir para Cristina lhe ensinar a tomar conta do bebé e dar banho e mudar a fralda. Cristina fica apreensiva.
Rita vai ter com Sofia à farmácia, oferece-se para ir com ela no dia seguinte à ecografia, Sofia aceita e fica muito satisfeita. Sofia comenta com Rita que esteve com Romão e ele não lhe pareceu bem. Rita comenta que não percebe os pais e gaba a sorte de Sofia por ter o Pedro na sua vida.
Romão vai falar com Raúl e cobra-lhe não ter encomendado a carne para a semana do porco preto. Raúl conta-lhe que a decisão foi de Alzira que pretende servir o porco que é criado em liberdade e alimentado com bolota. Romão diz-lhe que o podia ter ajudado a ter a casa cheia e que assim vai ter de mudar de planos acerca da sua promoção nos bombeiros. Alzira mostra-se inflexível e Raúl fica desesperado.
Telmo comenta com Arnaldo que precisa de falar com Romão, mas ainda não teve coragem. Surgem Valentim que anuncia a todos os bombeiros que Romão lhes quer dar uma palavra. Romão anuncia a todos que já chegou a nova ambulância. Júlia comenta com Sofia que Jorge vai deixar Montemor. Sofia fica surpreendida pelo pai não ter comentado com ela. Evelina

Próximas emissões deste episódio

  • RTP África

  • RTP África

Ficha Técnica

Título Original
O Sábio
Intérpretes
Gracinda Nave, Rita Calçada Bastos, José Carlos Garcia, Pedro Diogo, Márcia Breia, Paula Lobo Antunes, Noémia Costa, Noua Wong, Carla Vasconcelos, Luísa Ortigoso, Francisco Fernandez, Pedro Rodil, Xana Campos, Ruy de Carvalho, Sílvio Vieira, Rui Luís
Realização
Telma Meira, Ricardo Inácio e Rafael Cruz
Produção
SP Televisão
Autoria
Ana Lúcia Carvalho, Ana Casaca, Catarina Pereira Dias, Filipa Projecto, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Manuel Mora Marques, Melissa Lyra, Miguel Simal e Ana Morgado
Ano
2016