Programas tv

O Sábio

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º17

Episódio 17 de 300

O ambiente do arraial continua muito animado, Domingos já conseguiu angariar 50 euros para o Almansinho, mas Raul coloca essa verba no cofre para destinarem à compra da ambulância. Evelina faz nova investida de sedução a Jorge. Jorge chama a atenção de Luís porque ele devia estar a descansar. Luís pergunta por Sofia. Luís fica desapontado ao saber da sua ausência. Chega o momento em que Arnaldo convida Dulce para dançar, ela toma as rédeas e puxa-o, mas Arnaldo não consegue com a música escolhida, começa a chorar porque lhe faz lembrar a avó.
Valentim incomodado por Gil ter aparecido no arraial decide cobrar-lhe que por sua culpa nunca mais viveu descansado, mostra-se arrependido de o ter protegido, que ele devia ter arcado com as consequências de ter morto um homem. Gil enfrenta-o, acusando-o de ter protegido apenas a sua reputação, que preferia ter ficado preso. Gil sai atirando para o chão uma nota de 20 euros que diz ser para a ambulância.
Adelaide regressa a casa com Sofia e Rita. O ambiente é de grande cinismo. Sofia conta o que se passou.
António fica irritado por Cremilde o ter desautorizado e ter permitido João ir ao arraial. Ainda se prepara para o ir buscar ao arraial, mas Cremilde ameaça que nunca mais lhe dirige a palavra e por isso António fica, mas deixa assente que não conte mais com ele para ajudar o João. António e Cremilde discutem.
Rogério aborda Evelina, confessa que a acha linda. Evelina queixa-se que se esforça para a chamar a atenção de alguém, mas não está a surtir efeito.
Manuela afirma que Adelaide deveria ser internada. Cândida nem quer ouvir falar nesse assunto.
Carmen entra sem fazer barulho no quarto de Luís, fica incrédula por ele não estar na cama, procura-o por toda a casa. Felícia é levada a contar tudo a Carmen que fica furiosa com os dois.
Sofia e Rita regressam ao arraial no preciso momento e que Luís e Rogério se preparam para sair. Rita conta a Gabriel o que se passou com a sua tia, a dada altura João dança de forma insinuante para Rita que lhe acha graça, mas Gabriel não.
Raul encontra Valentim fora da zona do arraial e conversam com ele. Raul sabe que ele discutiu com o Gil, mesmo não sabendo o assunto, aconselha-o a dar nova oportunidade ao filho, mas Valentim diz que não tem remédio.
Pedro está a ler quando de súbito sente uma nova pontada na cabeça. Jorge aparece em casa do amigo, conversam sobre o que aconteceu a Adelaide nesse dia e do medo que ela confessou ter da Manuela.
Manuela confessa a Romão que se o Pedro não tivesse aparecido, o problema da Adelaide já estaria resolvido. Romão fica chocado pela mulher estar a falar assim da sua própria irmã.
Adelaide e Cândida têm uma conversa sincera. Adelaide muito triste culpa a mãe de lhe ter retirado a possibilidade de ser feliz, de ser mulher e mãe. Cândida justifica que foi por amor, porque ela estava cega e incapaz de ver que estava a ser manipulada por um delinquente, pede-lhe que a perdoe, mas Adelaide diz que isso nunca vai acontecer.
Telmo diz a Sandra que desconfia que o homem mistério dela não existe. Arnaldo prossegue a sua busca por Michelle, até que se cruza com uma bandeja com leitão e fica em choque e atira-se a Domingos, os dois envolvem-se numa luta. Valentim fica furioso e separa os dois. Evelina descansa Arnaldo dizendo-lhe que viu a Michelle a dormir no jipe. Defeito o mal-entendido, o ambiente no arraial volta ao normal. Luís e Sofia procuram um sitio mais calmo e sem zaragatas para conversarem. O ambiente ao som de slows começa a surtir efeito, os dois acabam por dançar e dar um beijo. Sofia fica constrangida e vai-se embora.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Internacional América

Ficha Técnica

Título Original
O Sábio
Intérpretes
Gracinda Nave, Rita Calçada Bastos, José Carlos Garcia, Pedro Diogo, Márcia Breia, Paula Lobo Antunes, Noémia Costa, Noua Wong, Carla Vasconcelos, Luísa Ortigoso, Francisco Fernandez, Pedro Rodil, Xana Campos, Ruy de Carvalho, Sílvio Vieira, Rui Luís
Realização
Telma Meira, Ricardo Inácio e Rafael Cruz
Produção
SP Televisão
Autoria
Ana Lúcia Carvalho, Ana Casaca, Catarina Pereira Dias, Filipa Projecto, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Manuel Mora Marques, Melissa Lyra, Miguel Simal e Ana Morgado
Ano
2016