Programas tv

Prémios Sophia 2017

Prémios Sophia 2017

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

A partir do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a RTP transmite a cerimónia de atribuição dos Prémios Sophia 2017

A RTP2 transmite a cerimónia de atribuição dos Prémios Sophia 2017. Uma cerimónia com apresentação de Ana Bola, onde os cineastas da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas homenageiam as melhores prestações dos seus pares nos filmes estreados em 2016.
Os premiados vão receber o reconhecimento e a distinção da Academia nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz, Melhor Ator e outras de criação e produção cinematográfica, numa cerimónia onde serão também atribuídos prémios carreira.
A Academia Portuguesa de Cinema irá ainda distinguir o ator Ruy de Carvalho com o prémio mérito e excelência e a atriz Adelaide João e o diretor de fotografia Elso Roque com prémios carreira.

Os filmes Cinzento e Negro, A Mãe é que Sabe, Cartas da Guerra e Gelo são os que têm mais nomeações na edição deste ano dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, foi hoje anunciado.
Cinzento e Negro reuniu 14 nomeações, incluindo melhor filme, atriz (Joana Bárcia), ator (Miguel Borges e Filipe Duarte), realizador (Luís Filipe Rocha) e argumento original (Luís Filipe Rocha), anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.
Na categoria de melhor filme estão também nomeados Cartas da Guerra, A Mãe É Que Sabe e Estive em Lisboa e Lembrei de Você.
A Mãe é que Sabe é o segundo filme mais nomeado, para 12 prémios, incluindo, além de melhor filme, ator secundário (Carlos Santos e Adriano Carvalho), atriz secundária (Manuela Maria e Dalila Carmo) e argumento original (Roberto Pereira e Nuno Rocha).
Cartas da Guerra está nomeado para 11 prémios, incluindo, além do de melhor filme, o de atriz (Margarida Vila-Nova), ator (Miguel Nunes), realizador (Ivo M. Ferreira) e argumento adaptado (Ivo M. Ferreira e Edgar Medina).
Gelo reúne dez nomeações, entre as quais ator principal (Albano Jerónimo), ator secundário (Ivo Canelas), atriz secundária (Inês Castel-Branco) e argumento original (Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles e Luís Diogo).
Na categoria de melhor documentário em longa-metragem estão nomeados "Mudar de Vida, José Mário Branco, Vida e Obra", de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho, A Toca do Lobo, de Catarina Mourão, e Rio Corgo, de Sérgio da Costa e Maya Kosa.
Os Prémios Sophia são os prémios cinematográficos portugueses atribuídos anualmente pela Academia Portuguesa de Cinema, que têm por objetivo reconhecer o melhor da produção nacional.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Prémios Sophia 2017
Ano
2017
Duração
80 minutos