Programas tv

E um Dia Vieram os Médicos

E um Dia Vieram os Médicos

Géneros

  • Documentários - Sociedade

Informação Adicional

Documentário de Margarida Metello sobre uma experiência única que para muitos portugueses significou o primeiro contacto com um sistema de cuidados de saúde básicos.

No dia 1 de Julho de 1975 teve início em Portugal uma experiência única: centenas de jovens médicos dos hospitais civis de Lisboa, Porto e Coimbra foram enviados para a "província", para fazerem o Serviço Médico na Periferia (SMP). Durante um ano trabalharam a nível concelhio e local em hospitais, centros de saúde e postos clínicos.
Para muitos portugueses foi o primeiro contacto com um sistema de cuidados de saúde básicos e, em alguns casos, com um médico. Para os jovens médicos foi uma experiência inesquecível: tomaram contacto com realidades que desconheciam, tiveram de se organizar, constituir equipas, fazer escalas, distribuir tarefas, decidir que serviços prestar à comunidade. Numa palavra, tiveram que se inventar e que inventar serviços e funções inexistentes. Sem tutela e com total autonomia. Acompanhados por uma equipa da RTP, vários médicos aceitaram visitar os locais onde viveram essa aventura extraordinária que foi o Serviço Médico na Periferia. Alguns fazem-no pela primeira vez desde 1975.

Documentário de Margarida Metello, com imagem de Paulo Jorge Alexandre, edição de Paulo Branco, som de Miguel Cardoso e pós-produção áudio de Rui Soares.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
E um Dia Vieram os Médicos
Produção
Frederico Wiborg
Autoria
Margarida Metello