Programas tv

Oona

Oona

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Curta-metragem de Zaida Bergroth

Oona está sentada, em silêncio, no banco de trás do carro do pai. O pai tenta fazer conversa, descrevendo a vida selvagem que se poderá encontrar entre as árvores, mas Oona não mostra qualquer interesse. Ao chegar à cabana, o pai convida-a a fazer uma caminhada lá fora, mas Oona recusa. O pai lamenta a distância que aumenta entre ele e a filha, à medida que os anos passam.
Mais tarde, o pai está a fazer o jantar e sai para apanhar algumas ervas para o tempero. Antes de sair da cabana, pede a Oona para desligar o forno dali a cinco minutos.
De repente, a cabana enche-se de fumo. Oona tinha adormecido. Acorda assustada, tira a carne esturricada do forno e atira-a para a rua, antes de correr para a floresta em busca da única pessoa que a poderá ajudar: o pai.
À medida que avança na floresta, a paisagem começa a tornar-se pouco familiar. De repente, para imóvel quando ouve um rugido que lhe dá um arrepio na espinha. Oona volta-se e confirma o que temia: um urso.
Mas Oona apercebe-se de que o urso não é ameaçador. Começa a ir-se embora e Oona segue-o, por curiosidade. Em breve, chegam à cabana. Oona vê o pai e os dois abraçam-se. A distância física e emocional entre os dois é instantaneamente esquecida.
Entretanto, o urso alcança o seu objetivo: a carne esturricada que Oona deixou na rua. Olha para os restos do jantar e volta a entrar na floresta.

Nascida em 1977, Zaida Bergroth é uma realizadora e argumentista finlandesa de renome. O seu filme mais famoso é Miami (2017), que acompanha duas irmãs que embarcam numa viagem pela estrada para pagar as suas dívidas. Em 2009, o seu filme Skavabolen Pojat (Cowboys e Índios), conquistou diversos prémios no Domingo de Cinema Anjalankoski, no CPH PIX, no Festival de Cinema de Gotemburgo e nos festivais de cinema de Jussi, Taipei e Pusan.
Outra das longas-metragens de Bergroth, Hyva Poika (O Bom Filho), venceu vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema em 2011, incluindo no Festival de Cinema de Chicago e no Mons International Love Film Festival, além de ter conquistado sete Prémios Jussi e o Prémio do Conselho Nórdico de Cinema.
Bergroth também realizou diversas curtas-metragens, duas das quais foram premiadas no Festival Internacional de Cinema de Tampere, em 2014.
Zaida Bergroth foi um dos cinco realizadores convidados pela Comissão Europeia para realizarem cinco curta-metragens com o objetivo de promover a identidade europeia, nas quais podem explorar temas tão diversos como os direitos humanos, sociedade digital, mobilidade (liberdade de viver, viajar, estudar e trabalhar na UE), qualificações e empreendedorismo e sustentabilidade e ambiente.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Oona
Intérpretes
Nuua Kosminen, Tommi Korpela
Realização
Zaida Bergroth
Ano
2018